Conselho da Cidade com iniciativa sobre Aristides de Sousa Mendes

0
634
- publicidade -

12115598_391707007689463_8439635018261525313_n-1“Coragem em Tempo de Medo”, a exposição sobre o cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, organizada em 2014 pela Câmara Municipal de Viseu vai estar nas Caldas, durante um mês, num iniciativa do Conselho da Cidade.
Haverá historiadores e familiares do diplomata que vão participar em conferências e aulas abertas, sobre o diplomata e a 2ª guerra mundial.
A iniciativa presta homenagem ao diplomata e também a muitos refugiados que estiveram nas Caldas nos anos 40 e que tinham obtido o visto de Aristides Sousa Mendes que pretendia salvar todos os que podia do holocausto nazi.

A inauguração da exposição vai ter lugar a 14 de Janeiro, pelas 16h30, no CCC e contará com as presenças da historiadora Irene Pimentel – que é também autora científica da exposição e do respectivo catálogo – e António Moncada de Sousa Mendes, neto de Aristides de Sousa Mendes que vai estar em representação da família. O cônsul português que esteve em Bordéus, recusando-se a obedecer ao governo de Salazar – mais precisamente à Circular 14 que obrigava a pedir autorização para a emissão de vistos – por imperativo de consciência humanitária sobrepôs-se aos deveres diplomáticos e políticos e com essa atitude salvou a vida a milhares de refugiados dessa guerra.
A iniciativa de trazer esta mostra às Caldas é do Conselho da Cidade – Associação para a Cidadania –que, com o apoio da autarquia e do CCC, pretende relembrar aquela personalidade dado que, “muitos dos refugiados que estiveram nas Caldas nos anos 40, obtiveram visto daquele diplomata português”, disse à Gazeta, a presidente da associação, Maria Júlia Carvalho.
A exposição foi organizada pelo Centro de Coordenação Cultura de Viseu e foi apresentada naquela cidade em 2014. Desta fazem parte os núcleos:
 Aristides de Sousa Mendes e o seu tempo (Biografia, Salazar e o Estado Novo, a Guerra Civil de Espanha).
 Segue-se a Alemanha Nacional-Socialista e início da II Guerra Mundial e Portugal, o Fecho das Fronteiras e a II Guerra Mundial.
 Há também o núcleo Aristides e os Refugiados em Portugal e Epílogo: A punição (Situação europeia até final da Guerra; Tardia reabilitação póstuma de Aristides de Sousa Mendes).
Depois da inauguração da mostra, realiza-se uma conferência sobre a vida do cônsul.
Entre os dias entre 23 de Janeiro e 20 de Fevereiro, às 15 horas, sob a temática “Ser cidadão do mundo, hoje! A problemática das migrações e dos foragidos das guerras”. Estas destinam-se a alunos do ensino secundário das Caldas.
“Coragem em Tempo de Medo” vai estar aberta ao público até 14 de Fevereiro de 2016, no CCC, entre as 10 e as 13h00 e das 14 às 19h00.

- publicidade -