O Conselho da Cidade promoveu um concurso de fotografia e outro de desenho para tentar animar o Parque D. Carlos I no Natal. No total houve cerca de 70 participações. Os vencedores foram conhecidos no dia 6 de Janeiro, na Casa dos Barcos, onde era possível apreciar todas as obras a concurso.
No dia de Reis, 6 de Janeiro, foram entregues os prémios para os vencedores dos concursos de fotografia e de desenho do Conselho da Cidade.
No concurso de fotografia existiam três prémios. Na primeira categoria (fotografia individual) a vencedora foi Leonor Pina com uma fotografia a Suny, uma senhora sul-coreana, junto a um boneco de neve oriental. O prémio era um lanche para duas pessoas no “Raízes” e dois vouchers para cinema no La Vie.
A fotografia de grupo que ganhou foi de António Gonçalves aos escuteiros de Maceira do Liz com um Pai Natal. Foi premiado com um lanche no “Smash Café”.
Já na categoria de fotografia com mais gente a vencedora foi Ana Marques que retratou uma excursão de cerca de 40 pessoas de Paços de Ferreira. O prémio eram vouchers para cinema no La Vie.
Numa tentativa de dinamizar o Parque D. Carlos I na época natalícia, o Conselho da Cidade enfeitou alguns bonecos de neve que a Junta tinha guardados em armazém e convidou uma série de instituições caldenses a fazer o mesmo – como a Santa Casa da Misericórdia, a CRAPAA, o Tai Chi, o Centro de Educação Especial ou a Liga dos Combatentes. Depois espalhou os 37 exemplares pelo Parque e criou o concurso de fotografia.
Quarenta e nove fotografias foram avaliadas por um júri composto por um jornalista da Gazeta das Caldas, um do Jornal das Caldas e outro da MaisOeste Rádio.
No concurso de desenhos participaram 25 crianças. Os vencedores, ambos das Caldas, foram António e Maria, de 7 e 9 anos, respectivamente.
António disse que gostou de participar e que não demorou muito tempo a desenhar “os presentes, a família, o boneco de neve e o Pai Natal num trenó puxado pelas renas”.
Já Maria desenhou uma Mãe Natal a deixar as prendas debaixo de um pinheiro e ao lado de um boneco de neve. “Costumo desenhar e gosto muito, ia fazer um Pai Natal, mas não ficava bem, fiz a Mãe Natal”, contou a jovem, que começa os desenhos pelo fim.
Os prémios foram lanches, um no “Raízes” e outro no “Smash”. Os participantes tinham entre 3 e 11 anos.
Nos dois concursos valorizava-se a criatividade e originalidade, procurando a fotografia e o desenho mais divertidos.