José Luís Mendes Almeida é o novo presidente do conselho de administração
A Cooperativa Editorial Caldense, responsável pela publicação da Gazeta das Caldas, elegeu no passado dia 20 de maio os novos órgãos sociais para o triénio 2024-2027, numa Assembleia Geral que marcou o início de um novo ciclo sob o lema “Renovação com Memória – Unidos Pela Gazeta”.
José Luís Mendes de Almeida assume a presidência do Conselho de Administração, acompanhado por Fábio Santos (tesoureiro), José António Henriques (secretário), José Ramalho e Rui Vieira (vogais), tendo como suplentes Dora Mendes e Teresa Perdigão. A mesa da Assembleia Geral passa a ter como presidente Jacinto Gameiro, acompanhado por Maria Celeste Querido e Carlos Reis. O conselho fiscal será presidido por Carlos Gouveia, que tem como vogais Paulo Sousa e a empresa Critériordenado, Lda.
A nova equipa dirigente, eleita com 36 votos a favor, um nulo, um branco e uma abstenção, assume em três eixos fundamentais para a sua gestão, baseada no fortalecimento institucional, na sustentabilidade económica e no reforço do papel da Gazeta das Caldas enquanto referência regional.
Entre as prioridades anunciadas estão a reformulação dos estatutos e regulamentos internos da cooperativa, a criação de novos mecanismos de participação dos cooperadores e o aumento da transparência através de uma página web própria.
Em matéria de sustentabilidade, a nova direção compromete-se a diversificar as fontes de receita, apostando em produtos culturais como podcasts, eventos e oficinas, além de procurar novas formas de financiamento, incluindo candidaturas a apoios públicos e parcerias com entidades locais.
A lista recém eleita pretende dinamizar o jornal através das plataformas online, mas também no reforço da presença territorial e no fortalecimento da relação com os leitores e parceiros institucionais. ■