A Cooperfrutas, organização de produtores sedeada no concelho de Alcobaça, foi uma das quatro distinguidas a nível nacional pelo Clube de Produtores Continente (CPC), tendo-lhe sido entregue o Prémio Sustentabilidade. A distinção ocorreu no encontro anual, a 31 de outubro.
Os prémios visam salientar “o que de melhor se faz no setor agroalimentar nacional”. Além da sustentabilidade foram premiadas a inovação e a excelência.
O Clube de Produtores do Continente salientou que a Cooperfrutas é “uma organização de produtores que integra o CPC desde 2011 e que é especialista na produção de Pera Rocha e Maçã de Alcobaça”, tendo “vindo a adotar práticas de gestão sustentável dos seus pomares, assegurando o uso eficiente da água, a nutrição do solo e a biodiversidade”. A mesma fonte reforça que, “em colaboração com o Clube de Produtores Continente, a Cooperfrutas participa em diversos projetos de sustentabilidade, como a Produção Zero Resíduos de Pesticidas, Agricultura Regenerativa e Agroecologia, promovendo um sistema agroalimentar mais sustentável e com menor impacto ambiental”.
Ondina Afonso, presidente do Clube de Produtores Continente afirmou que “os projetos premiados refletem a capacidade dos produtores nacionais aliarem a tradição à inovação, promovendo práticas sustentáveis e reforçando o compromisso do Continente com a qualidade e o desenvolvimento da produção local”.
O Clube de Produtores do Continente apresenta como a sua missão “apoiar os produtores nacionais e trabalhar em benefício do setor agrícola, sendo esta uma plataforma de valorização da agricultura e de partilha de conhecimento, que potencia projetos inovadores e contribui para a fixação de população nas zonas rurais”. ■