Dois utentes do Lar Dr. Ernesto Moreira, do Montepio Rainha D. Leonor, faleceram, esta semana, com os óbitos a serem associados à covid-19. Eleva-se, assim, para seis o número de mortes no concelho das Caldas desde o início da pandemia
Dois utentes do lar Dr. Ernesto Moreira, do Montepio Rainha D. Leonor, das Caldas da Rainha, faleceram, esta semana, na sequência do surto infeccioso que afectou aquele equipamento da cidade. Eleva-se, assim, para seis o número de mortes no concelho associadas à pandemia. As duas vítimas, uma octogenário e uma nonagenária, tinham outras patologias.
Em termos absolutos, Caldas da Rainha tornou-se, assim, no concelho do Oeste com maior número de óbitos, à frente de Alcobaça e Torres Vedras, que registam cinco mortes.
Peniche assinalou três óbitos devido à covid-19, enquanto a Nazaré e Sobral de Monte Agraço registaram duas mortes.
Arruda dos Vinhos, Bombarral e Lourinhã lamentaram uma morte desde o início da pandemia, enquanto Alenquer, o concelho da região com maior número de casos confirmados (281 infectados), ainda não registou qualquer morte associada à covid-19, tal como Óbidos.
Os 27 óbitos na região foram contabilizados no relatório epidemiológico da Comunidade Intermunicipal do Oeste relativo à covid-19, mas, em alguns casos, os pacientes tinham outras patologias, não sendo evidente que faleceram devido ao novo coronavírus. Porém, segundo as normas da Direção-Geral de Saúde, todas aquelas mortes são agregadas aos dados da covid-19.
No distrito de Leiria, Pombal é o concelho com maior número de óbitos (10), segundo os dados do Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria.
MUDANÇA de horário EM ALCOBAÇA
Entretanto, o Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte anunciou que a Área Dedicada para avaliação e tratamento de doentes Covid-19 de Alcobaça, instalada no Centro de Saúde da cidade, vai alterar o horário de funcionamento a partir de amanhã, sábado. Assim, de segunda a sexta-feira o serviço funciona entre as 10h00 e as 18h00, bem como aos fins-de-semana e feriados.
Entretanto, sucedem-se as sessões de esclarecimento aos produtores agrícolas. Depois de Caldas da Rainha, também no Bombarral houve essa preocupação. A elevada participação na reunião do passado dia 16, na Cooperativa Agrícola de Bombarral, levou à realização de uma segunda sessão, que teve lugar anteontem.