Centros de Saúde mantêm vacinação e consultas a grávidas

0
541

Os centros de saúde que pertencem ao ACES Oeste Norte continuam a assegurar vacinas, receituário crónico e consultas específicas. A garantia é da directora do agrupamento, Ana Pisco que ainda disse à Gazeta das Caldas que as vacinas “são prioritárias de acordo com calendário nacional de vacinação” e que contou com a colaboração das Juntas de Freguesia para divulgar os contactos de e-mail e telefone das várias unidades onde estas podem ser agendadas.
Além das vacinas, os utentes “podem solicitar receituário crónico”, disse a médica, valorizando o apoio das autarquias, que usaram as suas redes sociais para esta divulgação.
Contudo, a maioria das consultas presenciais foram desmarcadas pelas próprias unidades de saúde junto dos utentes “até pelo risco para os próprios”. No entanto, estão a ser feitas consultas não presenciais (pelo telefone) para o caso dos utentes “que necessitam de alguma vigilância relacionadas com os seus problemas crónicos”.
Ao invés, mantêm-se em funcionamento regular, por despacho da ministra da Saúde, a primeira consulta de gravidez, as de gravidez relativas a transição de trimestre, vacinação e o chamado teste do Pezinho. Também funcionam todas as que se relacionem com doenças crónicas não controladas.
A directora do ACES Oeste Norte garantiu que “todos os profissionais de saúde têm material de protecção”, pois receberam fornecimentos da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, das autarquias das Caldas e de Alcobaça, assim como de várias empresas da região, entidades a quem agradecem a colaboração. N.N.