Coronavírus: Caldas estende até Setembro medidas de apoio a famílias e empresas

0
586
- publicidade -

O município das Caldas vai estender por mais três meses as medidas de apoio a famílias e empresas, inicialmente previstas até 30 de Junho. Até 30 de Setembro manter-se-á a redução na factura da água para as famílias economicamente mais afectadas. Para as empresas que tenham tido quebra nas  receitas continua a haver isenção no pagamento de tarifas e de diversas taxas do comércio relacionadas com ocupação do espaço público, incluindo esplanadas, quiosques e publicidade. As empresas que se encontrem encerradas ou que tenham uma perca de facturação de 40%, ou mais, continuam isentas do pagamento mensal da tarifa nos parques de estacionamento subterrâneos. O fundo de emergência social também foi reforçado, explica o presidente da Câmara, Tinta Ferreira, numa declaração feita esta sexta-feira através das redes sociais.

O autarca referiu-se também ao agravar da situação pandémica nas Caldas (que conta com 54 casos confirmados, dos quais 22 activos e 29 recuperados) para explicar que este aumento resultou, sobretudo, do contexto em actividade profissional. “São, maioritariamente, até ao momento, o que designamos por casos importados, isto é, que ocorreram em locais onde a actividade profissional se desenvolve fora do concelho, ou são pessoas de fora que vêm trabalhar para cá”, especificou.

Na sequência de situações identificadas estão a ser realizados mais testes e “é provável que o número de casos suba nos próximos dias”, fez notar.

- publicidade -

De acordo com o edil, o município tem monitorizado desde o primeiro momento a evolução da situação e aplicado, em cada fase, as medidas de segurança sanitárias indicadas pela Autoridade de Saúde Pública e demais entidades com responsabilidade nesta matéria. Deixa um apelo à responsabilidade individual por forma a prevenir o contágio, mantendo o distanciamento social recomendado, a higienização frequente das mãos e o uso das máscaras.

 

- publicidade -