Desde a última semana, o número de casos confirmados de infecção por covid-19 no Oeste mais que duplicou: dos 20 passou para os 41. Nas Caldas foram registados quatro novos casos, elevando, assim, o número de infectados do concelho para dez. Torres Vedras é o concelho do Oeste com mais casos confirmados (15) e em Óbidos apareceu o primeiro caso (de um cidadão estrangeiro não residente). Em Peniche e em Alcobaça houve profissionais de saúde infectados, o que levou a que equipas inteiras ficassem em quarentena.
No espaço de uma semana, o número de infectados com covid-19 no Oeste mais que duplicou. Dos 20 casos confirmados que se registavam à data do fecho da última edição, o número elevou-se para os 41.
Torres Vedras, com 15 casos confirmados, é o concelho oestino com mais pessoas infectadas, seguindo-se as Caldas, que numa semana viu serem registados quatro novos casos, atingindo dessa forma uma dezena de infectados.
Em Alcobaça havia apenas uma pessoa infectada na semana passada, mas nesta semana são já cinco cidadãos infectados pelo novo coronavírus.
Em Óbidos registou-se esta semana o primeiro caso, tratando-se, segundo a OesteCIM (que revela diariamente os números de infectados na região), de um estrangeiro e não residente.
À data do fecho desta edição havia ainda quatro municípios no Oeste sem casos confirmados de de covid-19: Nazaré, Cadaval, Arruda dos Vinhos e Sobral de Monte Agraço.
Por outro lado, Em Peniche há registo de três infectados e no Bombarral duas pessoas deram positivo ao exame de covid-19. Lourinhã tem um caso registado, enquanto em Alenquer o número subiu para quatro.
Desde a semana passada que a OesteCIM passou a divulgar, diariamente, um relatório sobre a situação epidemiológica da região. Os dados partilhados na página da internet da comunidade intermunicipal são fornecidos pelas autoridades locais de saúde. Também a Comissão Distrital da Proteção Civil de Leiria (CDPCL) apresenta, diariamente, um relatório oficial.
ALCOBAÇA É O CONCELHO COM MAIS PESSOAS EM VIGILÂNCIA
Ao nível das zonas abrangidas pelo Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte, o concelho de Alcobaça era, à data do fecho desta edição, aquele onde mais pessoas estavam sob vigilância. Segundo o relatório da CDPCL, havia 173 indivíduos naquele concelho a serem seguidos pelas autoridades. Nas Caldas estavam 79 pessoas sob vigilância e na Nazaré 28.
Óbidos tinha 19 pessoas a ser seguidas, enquanto Peniche registava 82 casos sob vigilância. No Bombarral havia 17 pessoas a serem seguidas pelas autoridades.
No total, na junção destes concelhos, existem quase 400 pessoas sob vigilância.
A Comissão Distrital de Proteção Civil está a divulgar um boletim diário da situação epidemiológica nos 16 concelhos do distrito, com dados apurados pelas Unidades de Saúde Pública dos três Agrupamentos dos Centros de Saúde (ACES) que abrangem o distrito (Pinhal Interior Norte, Pinhal Litoral e Oeste Norte), e que se reportam ao dia anterior.
PROFISSIONAIS DE SAÚDE INFECTADOS
Entretanto, na região há já, pelo menos, dois profissionais de saúde infectados.
Um médico contratado, que esteve a trabalhar no Serviço de Urgência Básica do Hospital Bernardino Lopes de Oliveira, em Alcobaça, durante o passado domingo, deu positivo no teste ao covid-19. A informação foi confirmada pelo Centro Hospitalar de Leiria (CHL) que, após ter conhecimento do resultado e em articulação com a autoridade de saúde local do Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte, “procedeu à listagem e identificação de todos os profissionais que estiveram em contacto” com o médico. Estes “suspenderam funções” de imediato, encontrando-se actualmente em isolamento profilático.
O Centro Hospitalar de Leiria “está a avaliar o nível de risco” de infecção “de cada um dos profissionais, pelo grau de exposição e contacto com o referido médico, para realização de testes para despiste de Covid-19”.
Simultaneamente foram também já identificados os doentes que estiveram em contacto com este profissional e, da mesma forma, será efectuada pela autoridade de saúde local, a avaliação do nível de risco, para posterior despiste de infecção e para monitorização da sua situação clínica.
Mas, além do médico em Alcobaça, houve também um enfermeiro, natural de Alcobaça, que fora infectado em Peniche (ler página 4), o que levou ao encerramento da urgência daquele hospital até à substituição da equipa, o que, à data do fecho desta edição, ainda não tinha acontecido.
TESTES DE DESPISTE DISPONÍVEIS NAS CALDAS
O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Norte fez saber, na passada terça-feira, que os testes de despiste à covid-19 já podem ser realizados no Laboratório Joaquim Chaves, sendo a colheita realizada no posto das Caldas da Rainha.
A prescrição dos testes será efectuada pelo médico na Área Dedicada ao Coronavírus no Centro de Saúde das Caldas, no seguimento das normas emanadas pela DGS, recebendo posteriormente o utente um SMS no seu telemóvel. Após a recepção do SMS, o utente deverá efectuar a marcação através do número telefónico 214 124 300.
A Área Dedicada ao Coronavírus nas Caldas da Rainha funciona todos os dias, entre as 8 e as 20h00 horas.
Os médicos que efectuam o atendimento na ADC “poderão solicitar o teste à Covid-19 sempre que se justifique, ou seja, caso apresente algum dos sintomas que caracterizam esta doença”, salienta a Câmara das Caldas, em nota de imprensa.
OESTE COM OITO ÁREAS DEDICADAS À COVID
Na região Oeste há vários centros de saúde com áreas dedicadas para avaliação e tratamento de doentes Covid-19. São eles os centros de saúde de Alcobaça, Bombarral, Caldas da Rainha, Nazaré e Peniche (Oeste Norte) e de Torres Vedras e Lourinhã (Oeste Sul) e ainda Alenquer.
Estas oito integram um total de 35 áreas dedicadas à doença nos cuidados de saúde primários abertas pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo.
Tratam-se de áreas reservadas a utentes com suspeitas de infecção, compostas, por duas salas de observação, com áreas de recepção, de espera e instalações sanitárias separadas dos doentes sem suspeita de covid-19. Cada área dedicada é composta por médico, enfermeiro, assistente operacional, administrativo e equipa de limpeza.
Deverão aceder a este serviço, preferencialmente, os utentes com sintomas respiratórios e que previamente tenham contactado a Linha SNS 24 (808242424), informa a Administração Regional de Saúde.
CHO vai adquirir ventiladores
“O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) tem prevista a aquisição de dez ventiladores”, revelou o Conselho de Administração do CHO à Gazeta das Caldas. A compra deste material será feita ao abrigo do programa de financiamento para o COVID-19, mas previamente a esta fase, já estava prevista a aquisição de três ventiladores de transporte, cujo processo de aquisição será concluído em breve e quatro estações de anestesia (ventiladores, mais completos), “cujo anúncio para aquisição foi recentemente publicado”.
O CHO esclareceu ainda que actualmente “dispõe de três ventiladores passíveis de ser utilizados em doentes COVID- 19, dois na Unidade de Caldas da Rainha e um na Unidade de Torres Vedras”.