Jovens voluntários levam medicamentos e compras aos idosos

0
1086
Os voluntários vão às compras e depois entregam na casa das pessoas, sobretudo idosos e doentes crónicos
- publicidade -

Fazendo-o de forma informal ou em grupo, dezenas de jovens da região estão a ajudar quem tem dificuldades em sair de casa para fazer as suas compras, sobretudo de bens essenciais e medicamentos, durante este período de isolamento social.

Na tarde de terça-feira, os voluntários do Espaço Ó, em Óbidos, já tinham respondido a quatro pedidos, três deles para a entrega de medicamentos e um de compras no supermercado. “Tratou-se, sobretudo, de pessoas idosas que tinham as receitas médicas e que não podiam ir à farmácia levantá-las”, explicou à Gazeta Ricardo Duque, presidente da associação.
O projecto “Vamos nós por si” está a decorrer desta a passada segunda-feira e foi desenvolvido a pensar naqueles que, face às circunstâncias actuais, são mais vulneráveis, como é o caso dos idosos e dos doentes crónicos. Tem um banco de voluntariado, composto ao início da semana por cerca de 40 voluntários, a sua maioria jovens, que garantem o apoio através de uma linha telefónica (912268168) de segunda a sexta-feira, entre as 10h00 e as 17h00.
Coordenado pela associação, e tendo como parceiros a autarquia de Óbidos, a Delegação de Saúde e a Proteção Civil, os responsáveis pelas farmácias e superfícies comerciais do concelho, este banco de voluntariado pretende centralizar a ajuda e chegar ao maior número de pessoas de forma coordenada e responsável. E têm uma linha verde junto das superfícies comerciais e farmácias.
Os voluntários receberam formação por parte dos responsáveis de saúde para proceder da forma mais correcta de modo a garantir a sua própria segurança e a das pessoas que recebem os produtos. “Para evitar o duplo contacto, as pessoas fazem o pedido por chamada telefónica e é registado, depois a associação vai às compras e paga (adiantando o pagamento) e só no momento da entrega é que as pessoas fazem o pagamento”, explica Ricardo Duque, acrescentando que centralizam um conjunto de pedidos, vão às compras e depois vão entregar a casa.
Os interessados em participar podem inscrever-se através do e-mail espaço.obidos@gmail.com ou por mensagem para o 912 268 168.
Nas Caldas foi criado um grupo de moradores via Whatsapp, que tem por objectivo que os mais jovens escrevam um bilhete a disponibilizar-se para ajudar os mais idosos e o colem na porta do seu prédio. E que, caso haja conhecimento de pedidos fora da área de residência dos voluntários, essa informação seja partilhada no grupo, para tentar encontrar soluções.

- publicidade -