Oeste com 2500 casos confirmados tem agora mais de 600 ativos

0
558

Esta semana, com 616 casos ativos, atingiu-se o máximo registado no Oeste, onde o número de confirmados já ultrapassou a barreira dos 2500

Esta semana foram confirmados mais 309 casos positivos de covid-19 no conjunto de concelhos do Oeste. Trata-se de um aumento a rondar os 14% e que faz com que seja ultrapassada a barreira das 2500 infeções.
Comparativamente com a última semana há mais 74 casos em Torres Vedras, mais 69 em Alenquer e mais 48 no Cadaval. Para este aumento muito terá contribuido o surto registado no lar de Alguber.
Arruda dos Vinhos e Lourinhã apresentam mais 17 casos cada, Caldas mais 24 e Alcobaça mais 19.
Na Nazaré registaram-se 15 novas infecções, em Peniche 11 e em Óbidos cinco. Já no Sobral de Monte Agraço houve oito novos casos e no Bombarral dois.
A taxa de infeção, calculada através da divisão do número de casos ativos (segundo os dados da Comunidade Intermunicipal do Oeste) pelo número de habitantes (segundo os Censos 2011) atingiu esta semana os 1,7 casos por cada milhar de habitantes, quando na semana passada rondava os 1,3.
O concelho que apresenta uma mais alta taxa de infeção é o + de Arruda dos Vinhos, onde a taxa ronda os 5 casos por cada mil habitantes. Próximo desse valor está Alenquer, com 4,9 e o Cadaval, com 3,5.
Acima da média do Oeste estão ainda os concelhos do Sobral de Monte Agraço (2,6 casos por cada mil pessoas) e da Nazaré, com 1,9.

Oeste tem esta semana cerca de 1,7 casos ativos por cada milhar dos seus mais de 360 mil habitantes

Abaixo da média do Oeste está Torres Vedras, com 1,2, Peniche com quase um caso por cada mil penichenses e Lourinhã com 0,8.
Nas Caldas esta taxa ronda os 0,7 casos por cada mil pessoas. Seguem-se os concelhos de Alcobaça (0,6), Óbidos, com 0,5, e Bombarral com 0,2.
O concelho com mais casos ativos é o de Alenquer, com 213 (um aumento face aos 161 da última semana), seguindo-se Torres Vedras (com 97, mais 25 do que tinha a 20 de outubro). Arruda dos Vinhos tem 67 casos ativos (mais dois) e o Sobral de Monte Agraço 27 (mais quatro).
Na Nazaré o número de ativos quase duplicou, sendo agora 30 (eram 17) e nas Caldas subiu dos 30 para os 38. Em Óbidos em vez de um caso ativo há agora seis.
No Bombarral, em Peniche e em Alcobaça houve uma diminuição nos ativos. No primeiro concelho há agora três casos ativos (eram seis), no segundo 27 (eram 41) e no terceiro 36 (eram 42).
Esta semana há ainda a lamentar a 55ª morte por covid-19 no Oeste, que foi a 16ª registada no concelho de Torres Vedras.

Casos positivos forçaram adiamento de jogo de rugby
O encontro Caldas Rugby Clube-MRC Bairrada, agendado para o passado sábado e relativo à 2ª jornada do CN1k, foi adiado, devido ao surgimento de casos de infeção em jogadores caldenses.
Em comunicado, o Caldas Rugby Clube esclarece que os casos positivos verificados, “ainda que assintomáticos”, foram detetados “fora dos procedimentos” para o regresso à atividade.
A direção do clube anunciou que, para além do adiamento do jogo, decidiu cancelar todos os treinos e jogos até quarta-feira, por forma a ter o “cabal conhecimento, por via dos testes impostos pela autoridade de saúde, de eventuais novos casos”.