Oeste Norte regista mais 231 infetados numa semana

0
730

Caldas e Peniche registaram 58 positivos numa semana e Alcobaça 51. Mas nos seis concelhos do ACeS Oeste Norte não se registaram óbitos

Os números da pandemia voltaram a subir na região. Segundo os dados da Comissão Distrital de Proteção Civil de Leiria, nos seis concelhos do Agrupamento de Centros de Saúde Oeste Norte assinalaram-se, na última semana, um total de 231 novos casos de infeção por covid-19. A boa notícia foi que, esta semana, não se registaram óbitos nos seis municípios.
No que diz respeito a novos casos, Caldas da Rainha e Peniche assinalaram, entre 3 e 10 de agosto, mais 58 positivos nos últimos sete dias, enquanto Alcobaça registou 51 novos casos.
Na Nazaré, há mais 31 infetados, enquanto em Óbidos e Bombarral foram registados mais 17 e 16 casos, respetivamente.
Desde o início da pandemia, Alcobaça continua a liderar, por larga margem, os concelhos com mais infetados (3.366), seguida de Caldas da Rainha (3.201). Apesar de ser um município com muito menos população, Peniche surge logo a seguir no total de casos positivos desde março do ano passado (2.186), muito acima dos casos identificados nos concelhos da Nazaré (887 casos), de Óbidos (664) e do Bombarral (649).
Neste espaço temporal, foram dados como curados na região mais 226 pacientes recuperados, com destaque para Caldas da Rainha, com 77 doentes a terem alta.
Peniche registou a recuperação de mais 56 doentes, à frente de Alcobaça (39), da Nazaré (37), de Óbidos (12) e do Bombarral (5).
O presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio, alertou para o facto de aquele concelho “estar numa fase crescente de casos diários”, após semanas de diminuição. “Neste contexto apela-se à manutenção e ao reforço das medidas de proteção individual já sobejamente conhecidas”, realçou Paulo Inácio.

Caldas com mais 60 casos
Entretanto, segundo a atualização da Câmara das Caldas da Rainha na passada terça-feira, foram 60 os novos casos no concelho entre 4 e 11 de agosto.
Segundo os relatórios epidemiológicos diários partilhados pela autarquia, nos últimos 14 dias foram registados neste município 83 novos casos, embora estes dados não batam certo com os dados da Comissão Distrital de Proteção Civil, dado que, segundo indicação do ACeS Oeste Norte, o número de casos ativos resulta da estimativa do número
Relativamente aos casos ativos há esta semana 206, ou seja, menos seis do que os 212 que se registavam há uma semana.
Nos últimos setes dias houve mais 66 recuperações, o que significa que neste concelho 2588 pessoas conseguiram recuperar da infeção desde março do ano passado. Felizmente não houve óbitos a registar nas Caldas, mantendo-se as 144 vítimas mortais desde início da pandemia. ■