Surto com origem no Hospital das Caldas já resultou em 10 casos
Tendo como base os dados dos Censos 2011 e o número de casos confirmados pela Comunidade Intermunicipal do Oeste entre as 23h59 do dia 2 de novembro e o mesmo horário do dia 16 de novembro (dia de fecho desta edição), é possível perceber que além de Cadaval, Arruda dos Vinhos, Alenquer e Torres Vedras, que já integram a lista de concelhos com medidas restritivas do Governo, Peniche e Nazaré também apresentam rácios acima do limite estabelecido. Isto deverá significar a inclusão na lista, que será elaborada na próxima semana. A Nazaré registou 40 casos em duas semanas, que correspondem a 268 casos por cada 100 mil habitantes. Já em Peniche o rácio de 288 é consequência dos 80 novos casos confirmados.
Na região, o concelho com um rácio mais elevado é Arruda dos Vinhos, com 485 casos por cada 100 mil habitantes (65 novos casos).
Numa escala de risco médio, porque não existe risco baixo nesta pandemia, apenas se apresentam o Bombarral (que tem neste momento o rácio mais baixo do Oeste, com cerca de 120 casos por cada cem mil habitantes que correspondem a 17 novos casos).
Lourinhã e Sobral de Monte Agraço têm um número de casos por 100 mil habitantes nas últimas duas semanas perto dos 200, ainda que o primeiro tenha registado 47 novos casos e o segundo 20.
Já existem seis concelhos do Oeste com mais de 240 casos por cada 100 mil habitantes nos últimos 14 dias
Num risco alto, que vai dos 200 aos 240 casos por cada 100 mil habitantes, encontramos Caldas da Rainha, Alcobaça e Óbidos. Caldas registou 109 novos casos confirmados, o equivalente a dizer que tem um rácio de 210 casos por cada cem mil pessoas. O rácio de Alcobaça 218 e o de Óbidos ronda os 238.
No conjunto dos 12 concelhos do Oeste foram registados mais de 500 casos numa semana. Foram 509 novas infeções, aumentando o número de casos confirmados para os 3925 (desde 20 de março, dia em que se registou o primeiro no Oeste).
Em termos de casos ativos registam-se agora, e pela primeira vez, mais de mil, sendo Alenquer o concelho com mais ativos (345), seguindo-se Torres Vedras (186) e Alcobaça (115) e Caldas (101).
Esta semana, a covid-19 tirou a vida a mais cinco pessoas no Oeste, aumentando o número de óbitos para 76. Dois dos falecimentos foram em Alenquer, um no Cadaval, um em Peniche e outro em Torres Vedras.
Surto no Hospital
O surto no Centro Hospitalar do Oeste (CHO) já originou 10 infeções, entre as quais seis doentes e quatro profissionais. O primeiro caso foi detetado no serviço de Medicina do Hospital das Caldas, na sexta-feira passada. Tratava-se de um doente que havia testado anteriormente. O surto chegou a outras unidades do centro hospitalar, porque alguns doentes foram transferidos sem se saber que estavam infetados.
À Gazeta das Caldas o CHO revelou que tem atualmente 23 doentes internados com covid, sendo sabido que dispõe de 24 camas de internamento. Neste momento está a decorrer um processo de reorganização para criar novas áreas de internamento. A administração realçou ainda que “todos os serviços estão assegurados e continuam a funcionar na normalidade”.