Surtos no Hospital das Caldas e em lar em Salir de Matos agravam números no concelho

0
711

Hospital tem 47 infetados e aumenta números do concelho para os 171 ativos. Município tem mais 334 casos por cem mil habitantes em 14 dias

O município das Caldas tem, à data de fecho desta edição, e segundo o relatório epidemiológico da Comunidade Intermunicipal do Oeste, 171 casos ativos. Nas últimas duas semanas, registaram-se no concelho 173 infeções, o que corresponde a um aumento de 334 casos por cada cem mil habitantes nos últimos 14 dias, um valor acima dos 240 definidos como limite do patamar de risco moderado.
Nos últimos 14 dias os concelhos com rácios mais altos são os de Alenquer (642 casos por cem mil habitantes em duas semanas), ficando no patamar de risco muito elevado. Seguem-se, no patamar de risco elevado, Torres Vedras (439) e Peniche (403), antes das Caldas, com 334 casos por cem mil habitantes.
Ainda no patamar de risco elevado estariam assim o Sobral de Monte Agraço (324), a Lourinhã (318 casos) e Arruda dos Vinhos (com 283 casos por cem mil pessoas nas últimas duas semanas).
No risco moderado, abaixo dos 240 casos, ficariam os municípios de Alcobaça, com 238, Óbidos, com 212, Bombarral, com 174, e Cadaval com 133, assim como a Nazaré, que com 85 casos por cem mil habitantes, é o concelho com o rácio mais baixo do Oeste.
No conjunto dos 12 concelhos oestinos ultrapassou-se entretanto a barreira das 6000 infeções desde a primeira, registada a 20 de março, nas Caldas. Nestes quase nove meses registaram-se 6421 casos positivos, sendo que 5080 pessoas já recuperaram, mas 103 perderam a vida (dez das quais no concelho das Caldas).

Oeste ultrapassou barreiras dos 6000 casos confirmados e dos 100 óbitos

Hospital com 47 casos
À data de fecho desta edição, o Hospital das Caldas tinha 47 casos de covid-19. Em informação prestada à Lusa, o CHO informou ainda que dos 47 positivos, 32 são doentes e 15 são profissionais, que estão a cumprir isolamento profilático (há mais um, que apesar de já ter testado negativo, continua em isolamento).
Os surtos foram identificados na última semana e já resultaram em cinco óbitos. Também à Lusa, o CHO esclareceu que foram testados 160 profissionais e 61 utentes, aguardando-se agora a re-testagem após oito dias de exposição.
No Hospital foi, entretanto, aberta uma nova enfermaria covid com 13 camas, para integrar doentes do surto. Para esta nova enfermaria “foram mobilizadas as equipas existentes dos serviços convertidos para dar apoio nesta nova área”.

Casos em lares
Um total de 22 pessoas testaram positivo no Lar Vista da Aldeia Residence, em Salir de Matos.
A informação foi confirmada à Lusa pelo delegado de saúde coordenador para a região do Oeste, Jorge Nunes. Trata-se de “uma das situações preocupantes, dado o número elevado de infetados” no lar, com cerca 28 residentes, e onde “cerca de 50% dos trabalhadores e equipa técnica tiveram resultado positivo”, disse à agência de informação.
Por seu turno, o elevado número de casos positivos na Lourinhã está relacionado com um surto na Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Associação para o Desenvolvimento da Cabeça Gorda, onde foram detetadas infeções em 20 utentes (um dos quais se encontra internado em Lisboa) e cinco funcionários.