Cozinha das arábias fechou ementas temáticas da EHTO

0
696

Untitled-35Terminou no passado dia 16 de Maio a iniciativa Ementas Temáticas no restaurante de aplicação da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, que colocou à prova os alunos do terceiro ano dos cursos de cozinha e de restauração e bebidas.
Esta última degustação foi, literalmente, uma experiência das arábias. Húmus, Rolo de Couve Vegetariano, Kafta com Arroz de Lentilhas, Borrego Estufado com Legumes e Ataif para sobremesa, foram as propostas apresentadas nesta última ronda pela cozinha internacional. Com sabores bem marcados por uma cultura em que as especiarias têm um grande relevo, tanto na gastronomia, como na própria economia destes países.
Daniel Pinto, director da escola, fez um balanço positivo de uma iniciativa diferente daquela que foi a Cozinha de Autor, apresentada nos dois últimos anos lectivos. “Os professores definiram e os alunos coordenaram as acções de serviço na cozinha e na sala, com a vantagem de ter, assim, uma maior abrangência de conceitos e conhecimentos”, comentou.
O chef Luís Tarenta, que coordenou as ementas e o trabalho na cozinha, realçou que “sabemos que nem todos vão seguir esta profissão, mas talvez mais de 70% dos alunos podem sair daqui bons profissionais de cozinha, evoluíram bastante”.
Daniel Pinto adiantou que, tal como no ano passado, será lançado, no início do próximo ano lectivo, um livro sobre estas ementas internacionais em parceria com a Escola Técnica e Empresarial do Oeste.
Miguel Costa foi novamente o autor do projecto criativo do trabalho fotográfico, executado depois pelos alunos do curso de fotografia. Miguel Costa referiu que a ideia passou por recriar em cada imagem “uma representação cultural e etnográfica de cada cultura”.

Joel Ribeiro
jribeiro@gazetadascaldas.pt

- publicidade -