Cozinha experimental fechou primeiro semestre do projecto Raízes

0
794
Gazeta das Caldas
Os alunos que prepararam e serviram o último almoço do projecto Raízes no primeiro semestre

Experiências na cozinha foi o tema do último almoço temático deste semestre do projecto Raízes, que integra os alunos finalistas dos cursos técnicos de cozinha e pastelaria e de restauração e bebidas da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste. Este almoço, realizado no dia 11 de Janeiro, foi pensado pelos formadores, para mostrar aos alunos que é possível trabalhar com combinações improváveis de alimentos.
O Chef Luís Tarenta, que coordenou este almoço, disse que este foi já “um cheirinho do que vai ser o próximo semestre, em que os alunos vão ser desafiados num projecto de cozinha criativa e experimental”.
O menu foi pensado pelos formadores e executado pelos alunos, inspirado na cozinha de fusão, um tipo de cozinha que mistura características de diferentes tipos de cultura. A ideia foi passar a mensagem que é possível criar boas ofertas “com ingredientes improváveis”, acrescentou.
O menu foi composto por quatro propostas baseadas em dois ingredientes-chave. Começou com uma entrada de tártaro de atum com ovo escalfado a baixa temperatura. Seguiu com um aveludado creme de feijão e de couve. O prato de peixe consistiu na combinação de espadarte com cenoura servida de duas formas, envolta na proteína como se de bacon se tratasse, e em caviar de cenoura. O prato de carne combinava barriga de porco com pele crocante de frango. A sobremesa tinha um nome sugestivo, mel e bacon. Consistia num brownie de chocolate, com crocante de pistacho e gelado de mel coberto de uma tira de bacon, que dava ao conjunto um toque de sal.

João Fortunato, Torres Vedras, “Quero evoluir na carreira”

Gazeta das CaldasJoão Fortunato é finalista do curso técnico de restaurante e bebidas e escolheu esta área por gostar deste tipo de trabalho de contacto com o público. “Queria aprofundar mais os conhecimentos, porque é um sector com futuro e escolhi esta escola porque é conceituada e tem as condições para ajudar os alunos a atingir os seus objectivos”, afirmou o jovem de 21 anos, residente em Torres Vedras, à Gazeta das Caldas.