Creches das Caldas com listas de espera, em Óbidos há vagas

0
481
Aumento das vagas nas creches não é suficiente para satisfazer toda a procura
- publicidade -

Procura por creches aumentou com implementação da gratuitidade, para os nascidos a partir de 1 de setembro de 2021

O Programa “Creche Feliz”, lançado pelo Governo, prevê a gratuitidade das creches para todas as crianças nascidas a partir de 1 de setembro de 2021, tendo entrado em vigor em 2022. Nas Caldas, a medida levou a “um grande aumento na procura desta resposta”, informou a Câmara.
Com efeito, “existe um elevado número de crianças em lista de espera” nas creches caldenses, da rede social e solidária e privadas, continuou a autarquia. Até porque, no caso de não haver mais vagas em IPSS, as crianças podem ter acesso às escolas privadas de forma gratuita. Para fazer face à procura, houve um aumento das vagas tanto em IPSS (41 novas vagas) como em escolas privadas (nove vagas), permitida pela Portaria 190-A/2023, de 5 de julho, que veio aprovar alterações às normas reguladoras das condições de instalação e funcionamento das creches. No total, há 357 lugares nas creches caldenses.
Já em Óbidos, apenas as creches do Arelho e da Casa do Povo têm vagas, nas salas de um e dois anos. “As restantes têm listas de espera”, informou o município de Óbidos. Face ao aumento da procura, “a maioria das creches contratou mais auxiliares”.

LED e AEC no Ensino Básico
Está previsto o nascimento de dois novos Laboratórios Educativos Digitais (LED) no Agrupamento de Escolas Raul Proença (onde já existia um na EB de Santo Onofre), numa colaboração do agrupamento com o município. Trata-se de salas equipadas “com o que há de mais avançado em termos de didática”, explicou o professor Rui Correia, durante o Dia Aberto da EBI. Destaque para as cadeiras de rodinhas com mesa incorporada, que facilitam modificações à disposição da sala, aquando da reunião em grupos de trabalho, ou para possibilitar a configuração, “mais democrática”, em círculo das “carteiras”. De salientar ainda os quadros interativos ActivPanel, as impressoras 3D e as “muitas outras coisas analógicas”, sem esquecer as cadeiras-mesa Z-Tool, criadas para o ensino fora da sala de aula.
No que respeita à implementação das AEC no 1.º ciclo da rede pública, o município “procedeu à contratação do serviço, mediante concurso público, para o ano letivo 2023/24”, informou. As AEC a disponibilizar são: Ensino do Inglês (1.º e 2.º anos), Expressão Dramática e Corporal, Atividade Física e Desportiva, Programação e Robótica e Atividades Musicais e Culturais (3.º e 4.º anos). ■

- publicidade -