Promover a saúde oral, a alimentação saudável e a cidadania activa, mas também a prevenção da diabetes, foi o objectivo de uma acção realizada no Centro de Recursos Comunitário da Santa Casa da Misericórdia das Caldas da Rainha, no qual participaram 112 crianças.
Esta acção de promoção para a Saúde Oral tem sido promovida em vários locais do país pela “Mundo a Sorrir” (Associação de Médicos Dentistas Solidários Portugueses), que conta com o apoio da União das Misericórdia Portugueses.
Segundo Diana Mendes, técnica do gabinete de Recursos e Inovação Social da Misericórdia caldense, do concelho das Caldas participaram alunos do primeiro ano da EBI de Santo Onofre, do Centro Escolar de Santo Onofre e da Escola de 1º Ciclo da Encosta do Sol.
Através de jogos, de fantoches e de uma pequena palestra, as crianças participantes puderam aprender hábitos de vida saudáveis e também a melhor forma de escovar os dentes. Para além disso, os participantes tiveram ainda um espaço onde puderam fazer desenhos sobre os dentes e sobre o Natal.
O programa é financiado pelo Programa Operacional Potencial Humano e conta ainda como parceiros o Instituto Luso Ilírio para o Desenvolvimento Humano e o Plano Nacional de Ética no Desporto. No total serão abrangidas nesta acção, até ao final do ano, 70 mil crianças e jovens.
P.A.