Crianças da escola foram conhecer como funciona a União de Freguesias de Santo Onofre

0
830
Crianças da Escola União de Freguesias de Santo Onofre - Gazeta das Caldas
A visita incluiu uma ida ao terraço para ver as vistas e compreender os dois lados da cidade - Fátima Ferreira
- publicidade -

Cerca de 200 crianças que estão a terminar o quarto ano nas escolas do 1º ciclo da União de Freguesia de Santo Onofre e Serra do Bouro visitaram as instalações desta autarquia de base e ficaram a conhecer as competências dos elementos que a integram.
Uma iniciativa dinamizada pelo próprio presidente da União de Freguesias, Jorge Varela, que pretende fomentar nas crianças o espírito de cidadania.

Jorge Varela recebe as crianças à porta da sede, um antigo moinho datado de 1848 que foi recuperado e adaptado para albergar antes a junta de freguesia de Santo Onofre e agora a união de freguesias que juntou esta à Serra do Bouro. A última das nove turmas a participar na iniciativa, que decorreu entre os dias 18 e 20 de Junho, era oriunda da Escola Básica da Ponte, curiosamente a mesma onde o agora presidente da junta cumpriu o ensino básico.
Feitas as apresentações das funcionárias que ali trabalham diariamente, a visita prossegue para o gabinete do presidente, situado no primeiro andar, onde o autarca explica que é ali que recebe também os seus fregueses. Frente à sua secretária está a mesa de reuniões onde o executivo, composto por cinco elementos, toma as decisões.
“Nem sempre são unânimes”, reconhece Jorge Varela, adiantando que no final chegam sempre a consenso, prevalecendo as melhores ideias para a freguesia.
Na sala ao lado, um pouco maior, reúne a Assembleia de Freguesia, composta por 13 elementos e que funciona de forma um pouco diferente. Há lugares destinados à mesa da Assembleia, aos seus membros e ao executivo que, embora não participando naquele órgão, está presente para responder às perguntas feitas tanto pelos deputados como pelo público.
Na passada quarta-feira as questões foram feitas pelas crianças que, sentadas nas cadeiras destinadas aos deputados, quiseram saber quem mandava mais, como se decide o dinheiro que é gasto e também conhecer o novo logótipo da freguesia de Santo Onofre e da Serra do Bouro.
Jorge Varela explicou ainda aos alunos que na cidade existem duas freguesias irmãs, divididas pela linha do comboio e convidou-os a ir ao terraço comprovar o que dizia e espreitar para a parte da freguesia de Nossa Senhora do Pópulo.
Já junto à porta de saída, um pouco de história. Frente à imagem de Santo Onofre, o autarca explicou que este é o patrono da freguesia inspirado numa imagem que existia num nicho na Quinta dos Pinheiros (que integra esta freguesia) e que era elemento de devoção por parte dos locais.
Como recordação da visita à junta de freguesia, cada criança recebeu um marcador de livros personalizado e um boné. Com esta iniciativa Jorge Varela pretendeu que os meninos que terminam o quarto ano tenham conhecimento do funcionamento da União de Freguesias, fomentar o espírito de cidadania e estimular-lhes a vontade de participar na comunidade em que se inserem. O seu desejo era que, depois, até ao final do 6º ano, possam conhecer a Câmara Municipal, até ao final do 9º ano tenham oportunidade de ir à Assembleia da República e, quando terminarem o secundário tenham conhecido as instituições europeias em Bruxelas, reconheceu à Gazeta das Caldas.

- publicidade -