Crianças das Caldas e de Óbidos assinalaram Dia da Consciencialização do Autismo

0
525
- publicidade -

Fd-DiaAUTISMOStoOnofreMais de uma centena de crianças assinalaram, no passado dia 2 de Abril, no Jardim de Infância do Arelho, o Dia Mundial da Consciencialização para o Autismo. Vestidos de azul, cor que identifica esta causa, ouviram uma história, onde o principal protagonista tinha autismo, falaram da temática, comeram biscoitos de dieta isenta de glúten e caseína e, finalmente, conheceram o Soro, um cão treinado para trabalhar com crianças especiais.
De acordo com a educadora Fátima Santos, as crianças “sentiram, perceberam e enriqueceram com mais esta experiência e, com certeza, que, um a um, farão a necessária mudança na forma de olhar a diferença no futuro”. Na sua opinião, estas iniciativas são importantes porque o “conhecimento gera e facilita a inclusão, que é tão importante como a terapêutica”.
Esta iniciativa foi organizada pelo programa municipal Saúde Melhor, Escola Josefa de Óbidos e Jardim-de-Infância do Arelho e contou com a colaboração de professores, educadores e restantes profissionais.
Já em Novembro do ano passado foi promovida uma acção de sensibilização sobre Autismo e a Terapia Sun-rise, em parceria com a Associação Vencer Autismo, no Complexo Escolar do Alvito.
Também na EBI de Santo Onofre as crianças vestiram-se de azul para assinalar a data. Nesta escola caldense funcionam duas Unidades de Ensino Estruturado para crianças do espectro do Autismo (do 1º ao 9º ano de escolaridade).
“Foi enorme a adesão que se viu. A escola foi decorada com motivos azuis e a cor dominou por todo o lado, nas roupas e acessórios de alunos, professores e funcionários”, refere a professora Clara Botelho, acrescentando que foi um dia alegre e muito participado.
“Os meninos autistas e suas famílias puderam sentir o carinho com que são acolhidos na EBI realça a docente em nota de imprensa.

F.F.

- publicidade -