Crianças do Bombarral numa mini-recriação da Batalha da Roliça

0
418

A recriação da batalha da Roliça, o confronto entre os exércitos francês e luso-britânico em 1808, num pequeno “campo de batalha” improvisado nos claustros do Palácio Gorjão, foi o culminar de uma série de actividades que envolveram durante vários dias alunos de uma turma do 3º ano da Escola Básica do 1º Ciclo do Bombarral.
O Museu Municipal promoveu para estas crianças três acções de divulgação de um dos mais relevantes acontecimentos históricos que ocorreram no concelho do Bombarral.
A primeira acção iniciou-se com uma apresentação multimédia da Batalha da Roliça, com alguns dos factos mais importantes deste acontecimento histórico, nomeadamente os vários eventos que conduziram à batalha, as fardas e as armas utilizadas pelos soldados, entre outros.
Depois de visionarem um vídeo da recriação histórica levada a cabo na aldeia da Columbeira, em Agosto de 2008, cada aluno recebeu a reprodução em cartão de uma arma correspondente ao exército no qual havia sido integrado, tendo de seguida a tarefa de a cobrir de tiras de papel com as cores do país respectivo.
Dias mais tarde, os mesmos estudantes rumaram até à aldeia da Columbeira para poderem ver os espaços da batalha, tendo subido até ao Monte do Picoto.
No Palácio do Gorjão recriaram o confronto entre os exércitos francês e luso-britânico, culminando com a vitória dos soldados liderados pelo Tenente-General Arthur Wellesley.

P.A.