Câmara da Nazaré combate a obesidade infantil

0
925

Identificar, prevenir e controlar a obesidade infantil no concelho da Nazaré é o principal objectivo do projecto “Prato Colorido, Prato Divertido”, que foi lançado pela Câmara da Nazaré em Janeiro deste ano, numa parceria com o ACES Oeste Norte.
O objectivo é “ajudar alunos, pais e comunidade educativa a fazer as melhores escolas na sua alimentação”, refere a autarquia em comunicado.
Segundo um levantamento feito pela nutricionista da Câmara em 2016/17, 21% das crianças do Centro Escolar da Nazaré tinham excesso de peso e 20% eram obesas. Os seja, 107 dos 258 alunos (41%) apresentavam peso acima do recomendado.
O projecto passa por acompanhamento especializado dos alunos com problemas de peso e actividades de sensibilização, como sessões e workshops de alimentação saudável. E parece estar a ter resultados: é que em Março foram avaliadas as crianças do 1º ciclo da mesma escola e os resultados vão de encontro à média nacional: 10,1% obesas e 15,7% com excesso de peso.
A má alimentação e a falta de actividade física são as principais causas para a obesidade infantil que é considerada a pandemia do séc. XXI pela Organização Mundial de Saúde (OMS).