Crianças viajaram sentadas no chão da carruagem entre Leiria e S. Martinho do Porto

0
634

ImagemO post (informação), colocado no Facebook por uma professora, tornou-se viral. Mais de 100 crianças viajaram sentadas no chão de uma carruagem para irem de Leiria à praia de S. Martinho porque não havia lugares sentados na automotora.
A professora, Patrícia Martins, conta que tinha feito reserva na CP para o seu grupo de alunos, mas que nesse dia entraram em Leiria mais de 100 passageiros que não tinham reserva e que ocuparam os lugares sentados, ficando, logo ali, grande parte das crianças sentadas no chão ou a viajar de pé.
A situação agravou-se quando, em Valado dos Frades, entrou um novo grupo de 70 a 80 crianças que, com as suas educadoras de infância, também iam à praia de comboio. E foram. Mas também de pé ou sentadas no chão.
Este caso – que não é inédito na linha do Oeste – foi amplamente comentado e partilhado nas redes sociais.
Contactada a CP, fonte oficial da empresa diz que, devido à época de férias, ao acréscimo de turistas e quando a procura se concentra em comboios que circulam nos horários mais ajustados às deslocações para as praias, “podem ocorrer situações em que é impossível oferecer ao cliente a garantia de lugar sentado”.
Neste caso concreto, “a CP lamenta que os adultos que viajavam sentados, ao constatar o facto de uma senhora grávida se encontrar a viajar de pé, não tenham cedido o lugar. Não obstante, informamos que os comboios de serviço Regional oferecem lugares dedicados a estes clientes, devidamente identificados”.

IR E VIR A S. MARTINHO POR MENOS DE UM EURO

A empresa diz ainda que “logo no início da época, a CP substituiu as composições dos comboios da oferta regular, com capacidade de 94 lugares, por composições com uma oferta de 164 lugares”, o que não corresponde, de todo, à verdade, porque grande parte das circulações continuam a ser feitas com as velhas automotoras Allan, de uma só unidade.
A possibilidade de se fazerem comboios especiais entre Bombarral, Caldas da Rainha e S. Martinho do Porto e Valado, ou tão-só, entre Caldas e S. Martinho, foi mais uma vez adiada, apesar de o assunto ter sido várias vezes abordado quando se mudaram os horários da linha do Oeste para evitar o seu encerramento.
O novo horário em vigor, que reforça as ligações a norte das Caldas, é melhor do que o da última década pois agora há seis comboios diários em cada sentido que permite ir à praia de manhã e regressar ao fim da tarde. E até permite ir à praia de manhã, vir a almoçar a casa, às Caldas da Rainha, e regressar a S. Martinho à tarde.
A viagem só demora entre oito a 10 minutos.
Um bilhete de ida e volta custa entre 3,20 a 3,50 euros, mas a CP lançou uma Assinatura de Praia que custa 25,50 euros por mês durante o Verão. Deste modo, uma ida e volta a S. Martinho em comboio fica a menos de um euro.

Carlos Cipriano
cc@gazetadascaldas.pt