Cruz Vermelha das Caldas promoveu jantar solidário e de convívio

0
512

2015-07-17-008Cerca de 100 pessoas participaram no jantar solidário promovido pela delegação caldense da Cruz Vermelha Portuguesa, que teve lugar a 17 de Julho, no jardim do museu da Cerâmica.
Para além da angariação de fundos, o principal objectivo deste jantar foi o de proporcionar um momento de lazer e convívio para todos os que colaboram com a CVP. “A natureza do nosso trabalho é, muitas vezes, duro psicologicamente, porque nos deparamos com situações complicadas e, de vez em quando, precisamos de nos reunir em sítios fantásticos como estes para nos lembrarmos que há esperança na humanidade”, referiu Susana Nogueira, que é presidente da delegação das Caldas, Óbidos e Alcobaça desde Março de 2013.
A dirigente salientou que antes de começar a colaborar com a CVP nunca imaginou que existissem situações como as de tráfico humano na região. “Até ao dia em que foram lá bater-nos à porta a pedir ajuda por causa disso”, contou. São casos como estes, ou de violência doméstica, com que se deparam diariamente.
A delegação tem conseguido ajudar de várias formas, uma das quais através do Fundo de Emergência Social da Câmara das Caldas. “Tivemos a felicidade da autarquia ter acreditado em nós para gerir esse fundo”, comentou a dirigente. Através desse fundo têm sido pagas pequenas despesas urgentes, como contas de luz e água ou até de rendas em atraso. “Cada caso é avaliado antes de ser autorizado o pagamento”, disse.
Os outros valores que pretendem continuar a recolher destinam-se a três projectos essenciais: a aquisição de um veículo de transportes de doentes (no valor de 25 mil euros), a comparticipação das consultas de psicologia para famílias desfavorecidas e a aquisição de alimentos frescos (carne e peixe) para os cabazes solidários.
Os cabazes são entregues a 72 famílias, num total de 218 indivíduos dos quais 64 são crianças, mas há uma grande carência de outros alimentos para além dos não perecíveis. “Não é viável que se entreguem apenas enlatados”, comentou Susana Nogueira. No total são entregues mais de dois mil quilos de alimentos mensalmente.
Segundo a presidente da delegação, há uma lista de espera de famílias que precisavam de ser apoiadas, mas não existe capacidade para ajudar todos.
Para Susana Nogueira, é notório que a zona das Caldas tem sido muito afectada pelo desemprego e pelos salários baixos. Por causa dos vencimentos baixos há até pessoas que trabalham e não conseguem ter rendimentos para sustentar a família.