Cultivava cannabis num sótão na Benedita

0
450

A GNR da Benedita deteve, no dia 17 de Setembro, um homem de 29 anos, por posse de armas ilegais e plantação de cannabis.
Na sequência de uma busca domiciliária, na rua Taveiro, a Guarda encontrou seis armas de fogo. No sótao da casa foram ainda encontrados diversos artigos utilizado para o cultivo e secagem de cannabis (desde sistemas de iluminação artificial a estufas). Foram também apreendidas 26 plantas de cannabis.

No dia 13 de Setembro um homem encontrou, enterrado num terreno de um estabelecimento industrial em Alcobaça, uma caixa de papel com haxixe suficiente para 102 doses individuais. Chamada ao local, a PSP apreendeu o produto e vai agora investigar o caso.
Várias ferramentas e material eléctrico foram roubadas do interior de um anexo de uma casa nas Calda das Rainha, durante a madrugada de 14 de Setembro.
Segundo a queixa apresentada pelo proprietário na PSP, o valor do furto foi de cerca de 2.500 euros. A polícia está agora a investigar o caso.
Duas viaturas – uma furtada em Braga e outra nas Caldas da Rainha – foram recuperadas pela PSP na madrugada dos dias 14 e 15 de Setembro.
Na madrugada de 17 de Setembro a PSP recuperou outro veículo que tinha sido furtado nessa noite nas Caldas.
Também durante a madrugada de 19 de Setembro, a polícia caldense recuperou mais dois veículos que tinham sido roubados nessa noite.
Todos estes veículos foram transportados para a esquadra, para serem efectuadas peritagens técnicas, e posteriormente entregues aos seus proprietários.
No dia 18, cerca das três da manhã, a PSP das Caldas identificou um homem de 24 anos que tinha na sua posse um taco de basebol, de cor castanha, com 66 centímetros. No decorrer de uma operação de fiscalização, os elementos policiais verificaram que no interior da bagageira do seu veículo estava esse objecto, que foi apreendido.
No dia 13 de Setembro foi assaltada a viatura de um turista espanhol no Baleal. No Bombarral roubaram vários artigos electrónicos de uma loja. A EDP apresentou mais uma queixa por furto de fio de cobre no Salgueiro (Bombarral).

No dia seguinte assaltaram uma casa na Benedita e foi furtada uma carteira na Foz do Arelho. No dia 15 desapareceu uma bicicleta na Foz do Arelho.
Dois veículos na Foz do Arelho, dois no Baleal,um em São Martinho, um na Nazaré e outro no Vau (Óbidos) foram assaltados a 16 de Setembro. No Casal Pardo (Alfeizerão) houve um furto ao interior de uma residência. Nesta localidade foi ainda detido um homem de 24 anos que tinha na sua posse 603 doses de haxixe.
No dia 17 de Setembro houve mais um furto ao interior de um veículo em São Martinho e outro na Benedita. Na Tornada furtaram uma carteira.
Uma casa no Carvalhal Benfeito e outra em São Martinho foram assaltadas a 18 de Setembro. No dia seguinte, houve um furto ao interior de uma residência na Matoeira. Em Salir do Porto furtaram um telemóvel.
Uma mala foi furtada do interior de uma viatura na Benedita, a 20 de Setembro. No Bombarral furtaram uma viatura.
A GNR das Caldas da Rainha deteve um homem de 25 anos por ter sido apanhado com uma viatura furtada.

Espancado e abandonado à porta do Hospital

Um homem, aparentando ter 50 anos de idade, foi deixado inconsciente junto às urgências do Hospital das Caldas da Rainha no dia 19 de Setembro.
A PSP caldense foi chamada ao local por o indivíduo, não identificado, ter marcas de agressão.  Segundo o que foi relatado no hospital aos agentes da PSP, o homem terá sido deixado no local por dois outros indivíduos.
Devido à gravidade dos ferimentos, a vítima foi transportada para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde ainda se encontrava em coma à hora de fecho desta edição.
A PSP comunicou o caso à Policia Judiciária, que fará a investigação.

Acidentes e condutores com álcool ou sem carta

De 13 a 20 de Setembro a GNR das Caldas da Rainha registou na área do seu destacamento territorial um total de 50 acidentes dos quais resultaram 12 feridos ligeiros.
Durante o mesmo período, os bombeiros das Caldas acorreram a sete incêndios.
Um homem de 50 anos foi detido, a 14 de Setembro, pela GNR das Caldas da Rainha por conduzir com uma taxa de alcoolémia de 2,35 gr/l. No dia 18 foi detido um jovem de 16 anos, no Vale Côvo (Bombarral), por conduzir ilegalmente uma mota.
No dia 19 de Setembro foi detido pela GNR, na Quinta da Mota (Alfeizerão), um jovem de 21 anos que conduzia um carro sem ter carta. No mesmo dia, em Vale Maceira, foi detido pelo mesmo motivo outro indivíduo com 26 anos. A GNR do Bombarral deteve um homem de 28 anos que conduzia com uma taxa de alcoolémia de 1,56 gr/l.
Uma mulher de 30 anos foi detida no dia 15, pelas 09h55, pela PSP de Alcobaça, por conduzir um veículo sem ter carta.
No dia 20, um homem de 77 anos foi detido pela GNR da Nazaré por conduzir sem carta de condução.
Um homem de 33 anos, interveniente num acidente de viação só com danos materiais nas Caldas, foi detido pela PSP, no dia 18 às 20h00, por conduzir com 1,38 gr/l.

PSP iniciou operação Escola Segura

Com o início de mais um ano escolar a PSP reinicia as suas actividades de carácter preventivo pedagógico junto aos estabelecimentos de ensino, através das suas equipas do Programa Escola Segura
Em comunicado, o comando distrital da polícia garante que a experiência adquirida pela PSP nesta área permite a estas equipas garantir a segurança e vigilância em toda a envolvência escolar, prevenir a delinquência juvenil, sinalizar problemas que possam interferir na situação de segurança dos cidadãos.
No âmbito da operação “Escola Segura”, os agentes vão estar especialmente atentos às imediações dos estabelecimentos de ensino e aos percursos casa-escola-casa como forma de melhorar o sentimento de segurança de todos os intervenientes no processo educativo.
Vão ainda promover actividades informativas de sensibilização e de formação. Para além disso, vão executar acções de fiscalização rodoviárias específicas para o desrespeito das passadeiras e da sinalização, para a não
utilização de dispositivos de retenção (cadeirinhas).

Conselhos para os alunos

Nos transportes públicos
n Escolhe os autocarros, metros, comboios que transportam mais pessoas e amigos teus;
n Tenta sentar-te o mais próximo possível do condutor, maquinista;
n Se alguém se sentar ao teu lado e isso te causar desconforto, muda de lugar;
n Evita paragens ou estações desertas;
n Previne-te sempre contra os carteiristas.
n Tenta caminhar sempre acompanhado por colegas de escolas ou amigos e evita sempre atalhos;
n Diz sempre a alguém da tua confiança, antes de saíres de casa, para onde vais e qual o caminho que vais utilizar;
n Quando saíres e se o fizeres a pé, utiliza sempre percursos que facilmente identificas. As casas de amigos e lojas onde possas recorrer rapidamente em caso de urgência são sempre essenciais para a tua segurança;
n Quando vês alguém que não te inspira confiança, muda de passeio e circula do outro lado da estrada;
n Não aceites boleias;
n Mantém-te atento. Se usares auscultadores, utiliza preferencialmente os mais pequenos e escuros e não coloques a música muito alta pois isso pode abstrair-te dos sons envolventes e colocar-te em perigo;
n Evita carros parados junto ao passeio, com o motor em funcionamento e com o condutor no interior. Passe para o outro lado da estrada;
n Se um carro parar junto de ti quando te deslocas a pé, muda de direcção no cruzamento mais próximo, pois serás sempre mais rápido a mudar de direcção e a procurares um lugar seguro;
n Tem sempre as chaves de casa preparadas para as utilizar em caso de urgência;
n Se estás preocupado e pensas que corres perigo, liga 112.