Cursos para jovens e adultos na Secundária Rafael Bordalo Pinheiro

0
1632
Gazeta das Caldas

1-EscolaBordaloPinheiroNo próximo dia 15 de Fevereiro vão começar na Escola Secundária Rafael Bordalo duas novas turmas da Educação Formação de Adultos (EFA). Estas terão 300 horas de formação e sucedem-se a três turmas congéneres, que se encontram agora em fase de conclusão.
Estes cursos destinam-se a alunos com mais de 18 anos que gostariam de concluir o ensino secundário e as aulas decorrem em regime nocturno (entre as 19h30 e as 23h55).
Aquele estabelecimento de ensino já está também a receber inscrições para as turmas EFA que terão início no próximo mês de Setembro.
A funcionar na Bordalo Pinheiro está também o Centro de Qualificação e Ensino Profissional (CQEP) que continua a desenvolver o processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Na vertente escolar, tem como destinatários adultos com idades entre os 18 e os 23 anos, desde que possuam três anos de trabalho comprovados, ou ainda adultos com mais de 23 anos.
Para Céu Santos, directora do Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro, todos os alunos do 9º ano deveriam apresentar-se no CQEP “já que este é um centro de diagnóstico e acompanhamento”. A partir dali, os jovens e os adultos podem ser encaminhados para as escolas da região que melhor se adequam aos destinatários. “A equipa de profissionais tem acesso a toda a oferta que existe na região e pode informar e encaminhar os interessados para as várias escolas do ensino regular e profissional”, disse a responsável.
O Sistema de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências permite que os adultos com habilitações escolares inferiores ao 4º, 6º, 9º ou 12º ano possam ver reconhecidas, validadas e certificadas competências que adquiriram ao longo da vida e em diferentes contextos.
O CQEP encontra-se habilitado com um conjunto de profissionais que actua no sentido de reconhecer, validar e certificar competências que os adultos foram adquirindo em diversas situações, possibilitando a obtenção de uma certificação de 1º, 2º ou 3º ciclo do ensino básico e ainda de ensino secundário.
O processo RVCC pode ser iniciado em qualquer altura do ano, com um horário a ser acordado entre o adulto e o técnico de orientação que o vai acompanhar no seu percurso.
Após o preenchimento da ficha de inscrição é iniciado, pela equipa de profissionais do CQEP, um trabalho de definição do perfil de entrada de cada adulto, de forma a encaminhá-lo para um processo de RVCC (Básico ou Secundário) ou para uma oferta formativa mais adequada.
Os interessados devem dirigir-se à Escola Secundária Rafael Bordalo Pinheiro onde funciona o CQEP, ou de forma mais directa, através do tel. 961042634, ou ainda através do endereço electrónico aerbpinheiro@cqep.gov.pt