
A comunidade de Alfeizerão viveu um dia de festa com a inauguração das obras de restauro da Igreja de S. João Batista, realizada no dia 11 de Dezembro, perante largas centenas de pessoas.
A cerimónia teve início pelas 10h30, com a celebração da missa dominical presidida pelo cardeal patriarca, D. José Policarpo, que na homilia referi: “estamos aqui reunidos nesta igreja muito bela e dou por isso os parabéns ao vosso padre, mas que não seja só hoje. Ela pode ser o lugar para bebermos a alegria que fortalece e coração e vence a tristeza e a dor”.
Antes, já o cardeal patriarca tinha procedido à benção do templo. Participaram também neste acto o padre Armindo Reis (Benedita), os padres Rui de Jesus e Fernando Escola, do Seminário de Penafirme e um grupo de 14 jovens que frequentam este seminário, no qual se incluem dois irmãos naturais de Alfeizerão.
A finalizar as solenidades religiosas, o padre Joaquim Gonçalves saudou D. José Policarpo, o presidente da Câmara de Alcobaça, Paulo Inácio e a presidente da Junta de Freguesia, Natividade Marques. Agradeceu a colaboração de todas as pessoas que servem esta comunidade e as que partilharam com as suas ofertas para esta obra. Deu uma explicação sobre as alterações efectuadas no interior da igreja, das quais se destaca o painel em cerâmica com figuras bíblicas representando o “Lava-Pés”, da autoria dos irmãos caldenses, Mário e Víor Reis (peças de arte que foram muito elogiadas).
A obra teve início em Julho passado e foi executada pela empresa Fialho & Paulo, Lda. do Vimeiro (Alcobaça).
O projecto foi elaborado pelos arquitectos, Sara Félix e Rui Rebelo. O valor do investimento foi de 230 mil euros. O espaço não sofreu alteração em termos de área, mas o restauro deu-lhe uma imagem diferente. Os novos bancos acolhem cerca de 350 pessoas. O tecto, o guarda-vento e o coro, todos em madeira de qualidade, deram nas vistas e foram apreciados pelas pessoas que durante o dia visitaram a obra. Também o presidente, Paulo Inácio gostou do que viu e acha que Alfeizerão fica com uma das igrejas mais bonitas da região.
Pelas 13h00 houve um almoço partilhado no Centro Pastoral com animação musical a cargo do grupo “Sentinelas da Manhã” e dos seminaristas de Penafirme.
T. Antunes