Delegação de Ourém do Pará visita origens do culto da Senhora da Nazaré

0
125

Uma comitiva de Ourém do Pará, liderada pela Secretária Municipal da Juventude, Cultura, Lazer e Turismo de Ourém do Pará, Ebe Potiguar, realizou, esta quarta-feira, uma visita às origens do culto de Nossa Senhora da Nazaré, tendo sido recebida pelo presidente da Câmara, Walter Chicharro.

O Município de Ourém do Pará, a 182 km de Belém, Capital do Estado, é um dos muitos devotos de Nossa Senhora da Nazaré. Há mais de 200 anos que o Estado do Pará realiza o Círio de Nazaré, uma das maiores celebrações religiosas do mundo que acontece em outubro (Belém, do Pará) e que, todos os anos, atrai cerca de 2 milhões de fiéis católicos.

“A maioria dos municípios do Estado do Pará tem como culto Nossa Senhora da Nazaré”, explicou Ebe Potiguar durante a receção nos Paços do Concelho da Nazaré, citada numa nota de imprensa da autarquia.

O Culto a Nossa Senhora da Nazaré é um dos Cultos Marianos mais antigos de Portugal, com mais de 800 anos de história e devoção ininterrupta.

A devoção espalhou-se pelo mundo de língua portuguesa, estando hoje mais viva no Brasil do que no seu país de origem. Exemplo maior é o Círio de Nazaré, em Belém do Pará, a maior manifestação de fé católica da América do Sul, com mais de 2 milhões de pessoas anualmente nas ruas da capital paraense a prestar homenagem à Rainha da Amazónia, nome pela qual também se designa a Nossa Senhora.

Por iniciativa da Câmara Municipal da Nazaré, está em curso um processo de Candidatura deste Culto a Património Imaterial da Humanidade, em conjunto com o Governo do Estado do Pará.

“Há a intenção de estar presente da FITA – Feira internacional de turismo da Amazónia a promover o culto de Nossa Senhora da Nazaré para que no Brasil também saibam a origem do culto”, explicou Walter Chicharro.

A comitiva de Ourém-Pará foi também recebida na Confraria de Nossa Senhora da Nazaré, onde recebeu a imagem da Santa que irá ficar exposta na Capelinha do Morro, no Estado do Pará.