Deputado do PCP inteira-se da realidade social e económica do distrito

0
437
- publicidade -

Nas Caldas Bruno Dias reuniu com responsáveis para abordar temas relativos ao direito ao desporto e à cultura

 

O périplo do deputado do PCP na Assembleia da República, Bruno Dias, para acompanhar a realidade social e económica do distrito de Leiria começou, na manhã de 12 de abril, nas Caldas da Rainha. No centro de trabalho do PCP caldense o político comunista teve uma “reunião muito proveitosa” com o presidente da Associação de Futebol de Leiria, Manuel Nunes, que abarcou todas as vertentes ao nível da política desportiva. De acordo com Bruno Dias, foi analisada a situação atual, “particularmente gravosa”, em que as estruturas do associativismo desportivo estão, confrontadas com dificuldades ao nível das restrições e proibição de público nos jogos mas também com a impossibilidade da formação nas camadas jovens. “Falamos também no desporto como fator de saúde e isso é algo que deve ser valorizado”, acrescentou.
Bruno Dias defendeu a democratização do desporto como fator fundamental do desenvolvimento do ser humano e vê com preocupação o acentuar do fenómeno do desporto como mero espetáculo e negócio. Há um conjunto de propostas em relação à política desportiva que destaca, nomeadamente ao nível da autonomia das estruturas federativas e num maior investimento no que diz respeito à educação física e ao desporto na escola.
Do desporto para a cultura. Acompanhado por José Carlos Faria, o deputado tomou conhecimento da obra para a futura sede do Teatro da Rainha e do trabalho que o grupo caldense está a dinamizar, mesmo em período de pandemia. Bruno Dias lembrou que o PCP, no último ano, apresentou múltiplas iniciativas e propostas no sentido de assegurar o apoio aos trabalhadores da cultura e destacou a sua “resistência heroica” relativamente a uma “dificuldade que não foi respondida por parte do governo como devia de ter sido”. Ao contatar com o Teatro da Rainha o político quis conhecer a sua atividade e projetos futuros, mas também contar com o seu testemunho e conhecimento numa situação transversal ao nível da cultura, concretizou.
Além das Caldas, Bruno Dias visitou os concelhos da Nazaré, Leiria e Marinha Grande, onde se procurou inteirar da realidade económica da região, em particular das dificuldades sentidas pelas micro, pequenas e médias empresas.■

- publicidade -