Deputados do PSD querem respostas para a saúde

0
505
- publicidade -

Os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Leiria apresentaram três perguntas à ministra da Saúde, Marta Temido, sobre o funcionamento de três unidades de saúde no concelho das Caldas da Rainha.
No caso da Unidade de Saúde dos Rostos (Landal) referem que tem vindo a perder valências, o que obriga a deslocações dos utentes para outras unidades de saúde, nomeadamente à sede do concelho. Reafirmam que são “os mais vulneráveis, o que têm dificuldade de mobilidade que, “no fim do dia”, sofrem com esta falta de serviços prestados”. No caso de A-dos-Francos, os deputados do PSD denunciam que atualmente a unidade de saúde “não tem médico nem enfermeiro, apenas um administrativo”, pelo que os 1.522 utentes inscritos “estão impossibilitados de ter acesso aos cuidados de saúde”. Marta Temido é também questionada relativamente ao mau funcionamento da UCSP Caldas da Rainha – polo de Santa Catarina que se encontra com “graves carências de funcionamento”, nomeadamente com falta de profissionais de saúde.
Os deputados pedem respostas à tutela, nomeadamente a contratação de mais profissionais de saúde, a garantia de que estas unidades não irão perder valências e de que será reposta a sua normalidade.
Foi também feito um requerimento, dirigido a Marta Temido, onde pedem explicações sobre o funcionamento de serviços no CHO, nomeadamente da Área Dedicada para Doentes Respiratórios do Serviço de Urgência (ADR-SU), que dizem estar “encerrada, sem data de reabertura”, e sobre a criação do hospital de dia de diabetes na unidade caldense.
Em relação ao funcionamento da ADR, o CHO já informou que este serviço não está encerrado, mas que, transitoriamente, poderá não receber pessoas por ter a sua capacidade lotada. ■

- publicidade -