Deputados recomendam construção do novo Hospital na atual legislatura e no local já definido

0
384
- publicidade -

Documento da Assembleia da República recomenda também ao governo a melhoria das condições dos hospitais do CHO

A Assembleia da República recomenda ao Governo que “garanta a construção de um novo Hospital no Oeste no decorrer da atual legislatura”, o “cumprimento do estudo já realizado e mantendo a decisão de o construir no local atualmente definido”, a Quinta do Falcão, no Bombarral. O documento, redigido pela Comissão da Saúde, defende ainda que a construção do novo Hospital seja acompanhada pela intervenção nas instalações do atual Centro Hospitalar do Oeste (CHO) em Torres Vedras, Peniche e Caldas da Rainha, de forma a melhorar as suas condições atuais e a adaptá-las no futuro a serviços de saúde em proximidade, como consultas externas de algumas especialidades, hospital de dia, tratamentos de reabilitação e cuidados continuados e paliativos, bem como pelo reforço dos cuidados de saúde primários. Por outro lado, recomenda que seja criado plano de reformulação destes hospitais que garanta a continuidade da prestação de cuidados de saúde nestas unidades após a criação do novo hospital e que decida, “em cooperação” com os municípios e outras entidades, qual a modalidade destas unidades de saúde. Os deputados propõem ainda que seja assegurado um sistema de transportes eficaz para permitir o fácil acesso ao futuro hospital, dê resposta à necessidade de atrair e fixar médicos, enfermeiros, técnicos e outros profissionais e que se garanta que a decisão sobre o método de financiamento da construção e administração deste hospital seja tomada antes da discussão do Orçamento do Estado para 2025.
O documento, emanado da Comisão de Saúde e datado de 3 de julho, tem por base os projetos de resolução do PAN, de recomendação do Governo para manter a decisão da construção do Novo Hospital do Oeste e para a criação de um plano de reformulação dos hospitais de Peniche, Torres Vedras e Caldas da Rainha; do projeto de resolução do BE sobre a Construção do novo hospital da região do Oeste com investimento nas atuais infraestruturas para cuidados de saúde em proximidade; e do projeto de resolução do PCP sobre a construção do novo hospital público do Oeste.
O texto final foi aprovado, com os votos favoráveis do PS, BE, PCP, Livre e PAN, e a abstenção do PSD, Chega. Iniciativa Liberal e CDS-PP. Não houve nenhum voto contra. ■

- publicidade -