Bombarral e Peniche estiveram na rota dos deputados socialistas eleitos pelo Círculo de Leiria
Os problemas que afetam os municípios de Bombarral e Peniche estiveram na agenda dos deputados do PS eleitos por Leiria, que dedicaram a manhã de segunda-feira para reunirem com os presidentes de câmara de Bombarral e Peniche. Eurico Brilhante Dias, também presidente do grupo parlamentar, a caldense Sara Velez, o nazareno Salvador Formiga e o bombarralense Jorge Gabriel Martins, integraram a comitiva, que não contou com o também bombarralense António Lacerda Sales, a liderar uma missão parlamentar na Suécia.
Na vila bombarralense, o edil socialista Ricardo Fernandes lamentou a resposta em tempo útil do Estado, às necessidades das autarquias em matéria de investimentos. Deu o caso da construção de habitação a custos controlados que a câmara municipal decidiu lançar, no âmbito do Plano Estratégico de Habitação, que há mês e meio aguarda por uma simples resposta do Tribunal de Contas. Só depois a autarquia pode avançar para a realização dos projetos de especialidade, para um edifício que terá 37 apartamentos de diversas tipologias. O custo da obra rondará os 3,5 a 4 milhões de euros, para o qual tem financiamento bonificado do Banco Europeu de Investimento. Localizado no centro da vila, permitirá reabilitar uma zona com edifícios devolutos. Outro problema relacionado com a atuação do TC passa pela construção da futura Loja do Cidadão, que transita do mandato anterior e que continua à espera de luz verde para avançar.
Por se tratar de um órgão de soberania, Eurico Brilhante Dias explicou que “não podemos interferir na sua esfera de atuação”, tendo disponibilizado a sua bancada para apoiar outras preocupações, nomeadamente quanto à transferência de competências da Administração Central para os municípios, “um compromisso eleitoral que o PS fará questão de concretizar, porque se trata de aproximar as decisões dos cidadãos”. Quanto à falta de médicos no Centro de Saúde, reconheceu que é “um problema muito difícil”.
Em Peniche, a comitiva rosa reuniu com o executivo independente/socialista, presidido por Henrique Bertino. Em cima da mesa estiveram também aspetos relacionados com o processo de descentralização do Governo para os municípios, o envelhecimento do parque escolar, a prestação dos cuidados de saúde, investimentos autárquicos e o aproveitamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. ■