Um homem de 45 anos foi detido pela PSP nas Caldas, na quarta-feira, por extorsão.
O Comando Distrital de Leiria da PSP informou que os agentes da Esquadra de Investigação Criminal de Caldas da Rainha, “detiveram um homem, em flagrante, na sequência de uma investigação relâmpago priorizada face à gravidade do ilícito em apreço, da conduta do suspeito, e atendendo à enorme fragilidade psicológica e carência económica a que a vítima, um homem de 55 anos de idade, era sujeita e mantida”.
A força policial acrescenta que “foi montado um dispositivo policial que discretamente vigiou e acompanhou o suspeito a deslocar-se com a vítima a um caixa automática (ATM), localizada numa grande superfície comercial, concretizando o flagrante delito, após entrega de 400€ em notas ao criminoso”.
A PSP salienta ainda que “o agora detido, já com antecedentes criminais pela prática de tráfico de estupefacientes, roubos, ameaças e ofensas à integridade física, ameaçava de morte a vítima, criando um clima de terror e desespero no mesmo, com vista a obter regularmente elevadas quantias monetárias que, pela análise aos movimentos bancários, ascenderão a mais de 35 000€ e, desta forma, colocá-la em enorme dificuldade, fragilidade e carência económica”.
O suspeito foi presente à autoridade judiciária, em Leiria, tendo-lhe sido aplicadas as medidas de coação de apresentações diárias na Esquadra da PSP de Caldas da Rainha e proibição de contactos com a vítima.
“Com esta ação policial o Comando Distrital de Leiria acredita reforçar a tranquilidade pública da comunidade residente e que diariamente protege. Reiteramos que nos manteremos com especial atenção a este e qualquer outro fenómeno que afete a segurança dos nossos concidadãos, aproveitando ainda para apelar a toda a população para a necessidade de comunicação e participação às autoridades de quaisquer atitudes e comportamentos que considerem suspeitos, pois será um forte contributo para o combate ao crime de modo mais eficaz e, assim, incriminar os seus responsáveis”, concluem.