Dia aberto na Berlenga

0
478

A Reserva Natural das Berlengas vai comemorar o 29º aniversário da sua constituição oficial com um Dia Aberto, a 3 de Setembro.
As actividades – abertas a todos os interessados que se inscrevam – começam às 10h00 no cais de embarque de Peniche, com a partida do barco para a Berlenga. Uma vez chegados, terá início um percurso pedestre interpretativo, com observação da paisagem e dos valores geológicos, faunísticos e florísticos relevantes na ilha e visitas ao Forte de S. João Baptista e ao farol.
Com o apoio dos operadores de mergulho e a colaboração de mergulhadores voluntários, será feita também uma limpeza de lixo subaquático no mar da Berlenga. Para além disso, os participantes irão ajudar na remoção de lixo e detritos sólidos na Ilha da Berlenga e na erradicação de espécies exóticas infestantes.
Do programa faz parte ainda uma “coastwatch” (vigilância costeira) na Ilha da Berlenga com a participação de um grupo de estudantes do ensino secundário integrados no projecto “Tanto Mar”.
Para terminar, os participantes poderão dar um mergulho e fazer um passeio de barco. O regresso está marcado para as 18h00.
Reserva Natural criada em 1981
A importância das Berlengas enquanto ecossistema insular, o valor biológico da área marinha envolvente, o elevado interesse botânico, o papel da ilha em termos de avifauna marinha e a presença de interessante património arqueológico subaquático, foram alguns dos factores que levaram à sua classificação como Reserva Natural.
Ao longo da costa continental portuguesa a palavra ilha apenas adquire verdadeiro significado na Berlenga, massa granítica situada a noroeste do cabo Carvoeiro que integra o “arquipélago das Berlengas” a que se associam dois grupos de ilhéus: as Estelas e os Farilhões e Forcadas.