Dia da Água assinalado com acções de sensibilização na região

0
270

No próximo dia 22 de Março, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a empresa Águas do Oeste vai realizar o primeiro Encontro Regional do Projecto Rios, que irá  juntar cerca de 200 jovens da região Oeste.
O evento contará com uma pequena mostra de trabalhos desenvolvidos por diversas equipas, com troca de experiências numa saída de campo que terá lugar na Lagoa de Óbidos, junto à foz dos rios Real e Arnóia. Esta iniciativa conta com o apoio da associação Pato e da Coordenação Nacional do Projecto Rios e tem por finalidade incentivar a troca de experiências entre os grupos e a participação pública.
Também no âmbito das comemorações, a Águas do Oeste vai participar em duas iniciativas organizadas pelos municípios de Alcobaça e Torres Vedras, com o objectivo de sensibilizar para a importância da água e a necessidade de preservação e poupança deste bem, num ano que se avizinha ser de seca.
A Quinzena da Floresta e da Água terá lugar no kartódromo de Santa Cruz até 23 de Março. Trata-se de uma actividade temática, direccionada para os alunos do pré-escolar  e primeiro ciclo, onde serão dinamizados, pelos serviços municipais, bombeiros e sapadores, diversos ateliers, como o jogo “A gincana da água” e o filme animado “A Água é um mundo fantástico”, das Águas do Oeste.
Em Alcobaça, nos dias 19 e 23 de Março, 250 crianças poderão participar em actividades sobre a água, como o visionamento do filme animado “A água é um mundo fantástico” ou a peça de teatro infantil “O Ursino Loló e o Rio Poluído”.
Também durante este mês decorrem diversas visitas de estudo às ETARS de Alcoentre (município de Azambuja), da Charneca (Óbidos) e Torres Vedras.
Para hoje, dia 16 de Março, está prevista uma iniciativa no colégio Frei Cristóvão destinada não aos alunos, mas aos seus encarregados de educação. Trata-se de uma sensibilização para o uso eficiente da água, numa acção denominada “Mudanças de comportamento em tempo de crise”.

F.F.