Dia Mundial do Abraço foi assinalado no Cadaval com distribuição de afeto

0
428
A equipa que liderou o projeto salientou os benefícios dos abraços, mas também dos beijos e até dos sorrisos

No Cadaval celebrou-se o Dia Mundial do Abraço, com uma… distribuição de afetos pela população idosa que vive isolado no concelho

No Dia Mundial do Abraço, comemorado a 22 de maio, a equipa do Centro Local de Desenvolvimento Sustentável – CLDS-4G Melhor Cadaval decidiu organizar uma atividade diferente: levar abraços à população idosa que vive em situação de isolamento ou solidão no concelho.
“Abraços sentidos a quem mais precisa” foi nome dado à iniciativa, que se inseriu na atividade SER.
Esta ação teve como ponto de partida a constatação de que, em épocas de isolamento social e distanciamento físico, o Dia Mundial do Abraço é “uma data muito importante, dado ser entendimento de diversos especialistas que dar e receber um abraço possui muitas vantagens para a saúde mental e física”, realçaram os promotores da iniciativa.
Foi nesse sentido que o CLDS-4G Melhor Cadaval, um projeto desencadeado pela Leader Oeste, e o Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana do Cadaval se uniram nesta “aventura” de levar abraços a quem mais precisa nestes tempos de pandemia.
Os promotores fizeram notar que, com chegada da pandemia, “a grande e justificada preocupação foi isolar e confinar a população idosa, sem prazo e sem termos noção das consequências deste isolamento para a sua saúde”.

Iniciativa pretendeu ajudar a combater o isolamento social que muitos idosos sofrem

Já no rescaldo da iniciativa, a equipa do CDLS 4G-Melhor Cadaval refere que foi “notório”, nas caras dos idosos “como um simples gesto faz a diferença e provoca felicidade”.
O grupo técnico considera, de resto, que atualmente é urgente a necessidade de um “plano de desconfinamento dos afetos”, tendo salientando, em comunicado enviado, que “boa parte dos problemas de saúde da atualidade se relacionam não só com o estilo de vida, mas também com as alterações profundas que se vivem nas relações entre humanos”.
Acresce que, de acordo com os mesmos, a saúde e o bem-estar físico, psíquico e social de cada um de nós, requerem também “tempo, dedicação e a aprendizagem de um novo estilo, uma nova atitude perante a vida e os sentimentos”.
Numa chamada de atenção também à própria sociedade, a equipa responsável por esta ação alerta que “uma pandemia como temos estado a viver, ao longo do último ano, necessita sem dúvida de um “upgrade” à forma como nos relacionamos com amigos, familiares, e aqui destacam-se os familiares de maior idade”.
O que pretendem é que as pessoas percebam o poder dos afectos, como os abraços, os beijos ou até mesmo os sorrisos.
Em jeito de conclusão, os promotores do projeto deixam alguns conselhos: “abrace muito quem você quer bem, dedique tempo aos seus familiares, promova um desconfinamento mais saudável, previna doenças e aumente os sentimentos positivos”.