Distinção da Unesco “sustenta” posicionamento cultural de Óbidos

0
393
O Folio assume uma posição central na estratégia da Vila Literária

Em dezembro de 2015 Óbidos passou a integrar lista de cidades criativas, que lhe permitiu avançar com uma estratégia muito centrada na literatura e alicerçada na rede de livrarias no centro histórico

Óbidos assinala, no próximo dia 11 de dezembro, seis anos como cidade criativa da Unesco no âmbito da literatura. De acordo com a vereadora Margarida Reis, que possui o pelouro da cultura, esta distinção tem sido um “alicerce para sustentar o posicionamento cultural de Óbidos e instrumental para a promoção do destino”. Desde a sua nomeação que o município tem apostado nesta área estratégica, desenvolvendo projetos como o Festival Literário Internacional de Óbidos (Folio), um programa internacional de residências literárias e a promoção internacional de escritores portugueses materializada pelo programa CELA – Connecting Emerging Literary Artists. Para além disso, e de acordo com a autarca, tem instituído diversos prémios literários e construído pontes com outros países de língua oficial portuguesa.
A Casa José Saramago passou a acolher a biblioteca municipal, que “num reforço de promover e formar uma maior comunidade de leitores em Óbidos, propõe um conjunto de actividades que reforçam a ligação à comunidade e aos seus quatro eixos de programação (som, palavra, objeto e imagem)”, concretiza Margarida Reis. A autarca acredita, contudo, que há ainda “muito caminho a desbravar” na promoção do livro, literatura e da língua como ferramenta de desenvolvimento do território.
Esta distinção tem sido importante para a promoção da marca Óbidos também em termos de destino turístico. O Folio, que depois de um ano de interregno voltou a decorrer de forma presencial, tem-se manifestado como um dos eventos “mais importantes” da vila, não só pela projecção nacional e internacional que possibilita, mas também pelo perfil de quem visita o evento. “É um visitante que fica mais tempo em Óbidos, o que aumenta a taxa média de permanência e que beneficia todo o setor”, explica a autarca. Também a instalação de livrarias em locais que estavam abandonados, ou que tinham outras funções, acabou por criar um espaço de atracção de públicos em períodos de época baixa, diversificando a oferta e dinamizando a economia local.
No próximo ano, para além do Folio, a realizar em Outubro de 2022 e que terá por temática o Poder, a Óbidos Vila Literária pretende voltar a dinamizar o evento Latitudes – Literatura e Viajantes, bem como o Óbidos Poetry Sessions, dedicado à poesia. No âmbito destes festivais deverão ser atribuídos três prémios literários, a Via Verde Discoveries, o Prémio Armando da Silva Carvalho e o Prémio Fernando Leite Couto. Entre os objetivos está também a internacionalização cada vez maior desta “cidade” da literatura, “através de parcerias com países de língua oficial portuguesa e com instituições que têm como missão a promoção da língua e cultura portuguesa pelo mundo”. A nível local, será fomentado um trabalho mais próximo com as escolas do concelho e alargados os apoios que o município tem concedido para edição de obras de obidenses.
Margarida Reis salienta que Óbidos está aberto à dinamização de iniciativas conjuntas, com a também cidade criativa das Caldas da Rainha (no domínio do artesanato e das artes populares). “Já trabalhamos um pouco estas parcerias no âmbito da Rede Cultura 2027, no entanto, podemos naturalmente ser mais próximos na nossa atuação e estabelecer relações diretas com outros municípios, algo que considero ser uma grande mais-valia”, conclui.■