Distinguidos os projetos mais empreendedores das escolas

0
434
Os vencedores da 10º edição do concurso de empreendedorismo nas escolas
- publicidade -

Os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foram a temática da 10ª edição

Cookers Lab, um projeto que propõe a criação de um hub empreendedor com cozinhas certificadas e suporte técnico nas Caldas, apresentado por alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO), foi o vencedor, ao nível do secundário, do Concurso de Empreendedorismo nas escolas, cuja final decorreu a 24 de maio na OesteCIM. Em segundo lugar ficou o projeto BioNATURA – Quinta Pedagógica de Peniche, da Escola Secundária de Peniche e em terceiro lugar a criação de uma Agropecuária Inclusiva e Integrada com Centro de Formação, uma ideia de alunos da Escola Secundária Josefa de Óbidos. O Externato Cooperativo da Benedita arrecadou o quarto lugar com a Academia de Jovens Pilotos (Automobilismo).

Ao nível do terceiro ciclo, o Agrupamento de Escolas D. João II ganhou o primeiro prémio, com a Cerâmica Saída da Casca, uma iniciativa ecológica que transforma cascas de ovo moídas em peças de cerâmica sustentáveis e artísticas. O projeto Do Desperdício ao Jogo, da Escola Básica do Carregado, arrecadou o segundo prémio e SolariuZ, da Escola Básica de Santa Catarina, o terceiro.

- publicidade -

O Anfíbio Cleaning, um projeto desenvolvido no clube de programação e robótica do Agrupamento de Escolas D. João II em parceria com o Plano Nacional das Artes, venceu na categoria de 2º Ciclo. Em segundo lugar ficaram os projetos OFFline e VerdeUrbano, ambos da Escola Básica de Santa Catarina.

Foi um projeto da mesma escola que venceu na categoria do primeiro ciclo. Trata-se do EcoClost, uma aplicação inovadora que digitaliza o guarda-roupa, permitindo ao utilizador organizar as suas roupas, planear outfits e receber sugestões de combinações. O projeto Pica Pau, da Escola Básica Nº1 do Cadaval, ficou em segundo lugar, bem como o Eco-Blocos – Tijolos Sustentáveis com Plástico Reciclado, da Escola Básica do Ramalhal.
Caldas da Rainha foi considerado o Concelho Mais Empreendedor enquanto que a ESCO – Escola de Serviços e Comércio do Oeste foi distinguida por ter os Projetos com Mais Impacto Ambiental . Já o A.E. do Carregado foi premiado pelos Projetos com Mais Impacto Social. O prémio Escola mais Criativa foi atrinuído ao A.E. do Cadaval e de Escola Mais Empreendedora ao A.E. D. João II.

- publicidade -