Documentário sobre a Berlenga estreia no 30º aniversário da Reserva Natural

0
557

notícias das CaldasUm ano após as gravações, o documentário “Berlenga – A Ilha do Farol”, da autoria de Paulo Fajardo, irá estrear no dia 3 de Setembro, integrado nas comemorações do 30º aniversário da Reserva Natural da Berlenga.

A exibição, com entradas livres, terá lugar na ilha e serão feitas duas projecções no Pavilhão Mar e Sol às 16h00 e às 21h30.
Natural da Figueira da Foz, Paulo Fajardo é produtor independente e repórter de imagem freelancer para uma estação de televisão. Já desenvolveu vários projectos de âmbito documental, colaborou como freelancer nas áreas de operador de câmara, editor e realizador em programas de entretenimento para vários canais nacionais e internacionais.
A sinopse do documentário refere que este procura “caracterizar a ilha da Berlenga na primeira pessoa, através da voz das pessoas que lá estão e das que lá vão. Cada olhar é único e a ilha influencia todos de maneira diferente”.
A data será também aproveitada para promover um dia da Reserva Natural da Berlenga e conhecer a cagarra, uma das aves mais emblemáticas da costa portuguesa. Escolhida pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves como a ave do ano 2011, a organização pretende dar a conhecer o que está a ser feito pela sua preservação, numa conversa com os biólogos no terreno.
As sessões com estes técnicos irão decorrer às 11h00 e às 14h00 e estão sujeitas a um máximo de 15 pessoas. As inscrições para esta actividade poderão ser feitas até 30 de Agosto através do e-mail rnb@icnb.pt ou pelo tel. 262787910.
Haverá um preço especial para a viagem de ida e volta no mesmo dia, de 12 euros, para os participantes nas actividades com inscrição na Reserva Natural da Berlenga. A partida de Peniche será às 10h00 e o regresso às 18h30.
A iniciativa, organizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade,  conta com o apoio da  Viamar- Sociedade de Viagens Peniche-Berlenga Lda.
Desde finais de Junho que este arquipélago é também Reserva Mundial da Biosfera, por designação da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).