Doente de ELA recebeu carrinha adaptada

0
614
Fernando Azevedo com familiares, amigos e o empresário Armando Vitorino

Viatura que melhora a mobilidade de Fernando Azevedo, do Vau, foi adquirida com verbas recolhidas em campanha solidária… mas o Estado não “perdoou” o ISV

Fernando Azevedo, do Vau (Óbidos), recebeu no passado dia 24 de junho uma carrinha que lhe vai aumentar de forma substancial a mobilidade. A carrinha, que teve que ser importada da Alemanha, está perfeitamente adaptada à cadeira de rodas da qual Fernando Azevedo está dependente para se movimentar devido à doença que lhe foi diagnosticada em 2008, Esclerose Lateral Amiotrófica e evita que tenha que ser carregado para entrar e sair da viatura, o que era uma das dificuldades que tinha com a sua anterior viatura.
Fernando Azevedo mostrou-se “agradecido” a todos os que contribuíram para que a aquisição fosse possível. A viatura “é indispensável para ter uma vida melhor”, explicou. Além das deslocações ao médico e à fisioterapia, “também precisamos de ir às compras e sair um pouco, para distrair a cabeça”.
A carrinha foi adquirida com a receita – cerca de 11500 euros – de uma campanha lançada por Marco Azevedo, sobrinho de Fernando, e juntou apoio de muitos particulares e empresas. Destas, a Ergométrica, de Armando Vitorino, foi das principais beneméritas. Além de apoiar na aquisição da viatura, também emprestou uma carrinha idêntica até a nova ser entregue.

Seis meses na alfândega
Neste processo, nem tudo correu da melhor forma. A carrinha chegou a Portugal em novembro do ano passado, mas esteve cerca de seis meses retida no serviço alfandegário. O pedido de isenção de pagamento do imposto sobre veículos, a que Fernando Azevedo teria direito, foi indeferido “porque o atestado de incapacidade multiuso não dizia que ele não podia conduzir”, explicou Marco Azevedo. Após vários recursos à decisão inicial, Fernando Azevedo acabou por pagar os cerca de 3800 euros de ISV para que a viatura fosse, finalmente, desbloqueada.