O Comando Territorial de Leiria, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Caldas da Rainha, constituiu arguidos dois homens, de 31 e 45 anos, por furto em explorações agrícolas no concelho de Óbidos. A investigação, que se prolongou por cerca de quatro meses, revelou um esquema que causou prejuízos superiores a 20 mil euros e gerou alarme social na região.
As autoridades realizaram oito buscas, sendo três domiciliárias e cinco em veículos, que resultaram na apreensão de diversos materiais, incluindo um quadro elétrico, um contador inversor de eletricidade, uma aparafusadora pneumática, um borrifador com lubrificante, um pressostato elétrico para controlo da pressão de água, uma caixa preta com desmultiplicador de força para rodados, um adubador com misturadora e mangueira, um contador de água e um terceiro ponto hidráulico para trator.
Os indivíduos foram constituídos arguidos, e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Caldas da Rainha. A operação contou com o apoio do Posto Territorial de Óbidos e do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Caldas da Rainha.