Foram aprovadas duas candidaturas de projetos da Câmara da Nazaré ao Programa MAR2030, no âmbito da Execução da Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL Oeste Costeiro. “Os projetos “Herança do Mar e do Sabor” e “Guardião da Praia da Nazaré” foram distinguidos com financiamento, o que representa um reconhecimento do seu potencial estratégico para a região em áreas como a valorização da cultura marítima, a preservação ambiental e a promoção do turismo sustentável”, refere o município. Herança do Mar e do Sabor “combina tradição e inovação, promovendo os saberes da pesca artesanal e da gastronomia local”, explicam. “Através da valorização do património marítimo-cultural, da criação de experiências turísticas autênticas e da qualificação de produtos e serviços, o projeto pretende contribuir para o desenvolvimento económico local sustentável”, acrescentam, notando que “está também prevista a requalificação de uma zona de passadiços em torno das embarcações tradicionais, com instalação de um sistema de rega que permitirá a sua manutenção”.
Já relativamente ao projeto Guardião da Praia da Nazaré, “tem como objetivo principal a proteção da costa, com ações focadas na sensibilização para práticas sustentáveis, segurança balnear e conservação dos ecossistemas marinhos”, sendo que, “com a sua implementação, pretende-se reforçar a Nazaré como destino turístico de referência, aliando a valorização ambiental à promoção do empreendedorismo local”.
“O município congratula-se com estas aprovações, que resultam de candidaturas submetidas no quadro de programas nacionais de incentivo ao desenvolvimento local e valorização das zonas costeiras”, salientam. ■