Dragagens na Lagoa serão adjudicadas até ao final do ano

0
671

A segunda fase das dragagens na Lagoa de Óbidos, que incide nos braços da Barrosa e Bom Sucesso e área adjacente à foz do rio Real, deverá ser adjudicada até ao final do ano. De acordo com a APA, trata-se de uma “operação de grande magnitude e com caraterísticas técnicas especificas”, não só ao nível da dragagem, mas também da colocação dos dragados.
Foi necessário avaliar as várias alternativas para o destino dos dragados, as deposições temporárias e definitivas, a viabilidade de localização, bem como os respectivos impactes que lhe estão associados.

“O processo, que tem vindo a ser enriquecido nos últimos meses com novos estudos específicos e elementos detalhados, tem-se revelado mais prolongado do que inicialmente previsto, devido à compatibilização dos diferentes interesses e soluções técnicas viáveis, o que se traduziu no inevitável adiamento do início da intervenção de obra”, reconhece a APA. Para além disso, dada a natureza da intervenção e o seu valor, o procedimento de contratação da empreitada pode “revestir alguma morosidade na tramitação e alguma complexidade na decisão”, acrescenta à Gazeta das Caldas.
O investimento de 16,8 milhões de euros para retirar 850 mil metros cúbicos de dragados, já foi aprovado em Conselho de Ministros em Dezembro do ano passado e deverá estar concluído até 2020.
Esta intervenção, que inicialmente estava prevista arrancar até finais de 2017, dá seguimento à primeira fase das dragagens na Lagoa, que resultou na retirada 716 mil metros cúbicos de areia para combater o assoreamento no canal de ligação ao mar.