EBI de Santo Onofre recebe bolsas para ensino de música

0
396

Reduzir o abandono escolar e o absentismo, melhorar o aproveitamento dos alunos e possibilitar que estes prossigam os estudos musicais, são os objectivos do projecto “Bolsas de Música” da SIC Esperança, que premiou a Escola Básica Integrada de Santo Onofre.
A escola apresentou a concurso um projecto com duração de três anos que “visa a criação de diversos grupos instrumentais e/ou vocais, essencialmente direcionados para o uso da percussão e voz”. Grupos cuja finalidade passa por “envolver os alunos intervenientes em atividades culturais, criando e realizando espetáculos, tanto na comunidade escolar como na comunidade envolvente”, explicam Fátima Oliveira e Rogério Oliveira, do Agrupamento de Escolas de Santo Onofre.
A escola caldense foi a única do distrito de Leiria no rol das 16 escolas premiadas, num concurso que distingue projectos na área da música para a inclusão. Um concurso que resulta da parceria entre a SIC Esperança e o Rock in Rio, o Ministério da Educação e Ciência e a Associação Empresários Para a Inclusão Social.
Às escolas vencedoras vão ser atribuídas bolsas de estudo que permitam o ensino da música e a aquisição de instrumentos musicais “para jovens de escassos recursos económicos que demonstrem capacidades nesta área, incentivando-os, deste modo, a uma melhoria do seu desempenho escolar”, referem os professores da EBI.

J.F.