No primeiro dia de Outubro foram instalados redutores de caudal nas torneiras da habitação de uma família de A-dos-Negros, no âmbito do programa EcoFamílias – Água, iniciado em 2008 pela Quercus e a empresa Águas do Oeste. O equipamento foi instalado nas torneiras onde se verificou uma maior frequência de utilização (cozinha e casa de banho), depois de ter sido feito o acompanhamento dos consumos reais de água ao nível doméstico.
Com a instalação destes dispositivos será possível reduzir os consumos deste agregado familiar, constituído por quatro pessoas, tendo em conta que nos locais onde foi colocado o redutor permite reduzir para metade a quantidade de água que por aí passa.
Durante o mês vão ser instalados nas restantes sete famílias e entidades do Oeste que aderiram a este programa os redutores de caudal nas torneiras das suas habitações. Em Óbidos participa mais uma família e o Complexo dos Arcos, em Torres Vedras participam duas famílias e nos restantes municípios de Rio Maior, Lourinhã e Azambuja, uma família em cada.
Através da monitorização já efectuada, verificou-se que as famílias participantes têm um consumo médio diário superior ao consumo nacional, que é actualmente de 310 litros por casa.
Também no âmbito das comemorações do Dia Nacional da Água, a empresa responsável pelo sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Oeste apresentou a peça de teatro “A Água Também se Lava” a cerca de uma centena de alunos do primeiro ciclo de Torres Vedras.
A Águas do Oeste recebeu ainda nesse dia, nas suas instalações, alunos de duas escolas da região, que tiveram oportunidade de visitar a ETAR da Charneca e fazer uma “Viagem ao Mundo da Água”, de modo a perceberem o percurso da água, desde que é captada até ser devolvida ao seu meio natural.
Integrado nas comemorações do Dia Mundial da Música, teve lugar também no dia 1 de Outubro, no auditório da Casa da Música, o concerto “Melodias da Água”. Interpretado pelo Coro Infantil de Óbidos e com músicos convidados, sob orientação do maestro Pedro Filipe, o evento teve uma componente de ajuda social.
Por cada espectador presente no concerto, a Águas do Oeste ofereceu um euro ao Centro de Educação Especial Rainha Dona Leonor (CEERDL), contribuindo assim com um donativo de 200 euros para esta instituição de solidariedade social.
As letras das músicas apresentadas foram o resultado dos trabalhos dos alunos de estabelecimentos de ensino da região, que participaram no concurso inter-escolas “Melodias da Água”, que a empresa tem promovido desde há alguns anos. As composições musicais foram da autoria do maestro Pedro Filipe e dos músicos Thierry Cardoso e Fernando Lino, com as vozes das crianças do coro infantil.
A empresa Águas do Oeste pretende agora gravar um CD com as melhores músicas resultantes do concurso, que será divulgado como mais um material didáctico-pedagógico, no âmbito do seu plano de educação ambiental.