Edifício do Museu Joaquim Manso classificado pela Câmara da Nazaré

0
125

Está dado mais um passo para a construção do Museu Joaquim Manso, no Sítio da Nazaré, com a publicação em Diário da República da classificação como monumento de interesse municipal do imóvel.
A proposta tinha sido aprovada pelo executivo municipal no passado mês de julho, determinando que o prédio, situado no Largo da Fonte Velha, no Sítio, obteria aquela classificação sem fixação de Zona Especial de Proteção.
Esta classificação permite à autarquia dar continuidade à parceria com a Direção Regional de Cultura do Centro (DRCC) com vista à edificação do futuro Museu Etnográfico e Etnológico Dr. Joaquim Manso.
No âmbito do protocolo assinado, a DRCC candidatou o projeto ao Aviso “Call 1 – Desenvolvimento Local através da salvaguarda e Revitalização de Património Cultural Costeiro, no âmbito do Mecanismo de Financiamento do Espaço Económico Europeu EEA Grants 2014-2021”.
Aquela entidade ficou, ainda, responsável pela elaboração dos projetos (arquitetura, especialidades, programa museológico e projeto museográfico, conservação e restauro e projeto de salvaguarda do património imaterial associado) e pela comparticipação de 50% do valor de investimento necessário da contrapartida nacional, que estará fixado nos 750 mil euros. Metade daquela verba será assegurada pela Câmara.