Edifícios de Óbidos nomeados para Prémio Europeu de Arquitectura Contemporânea

0
442

obidosOs Edifícios Centrais do Parque Tecnológico de Óbidos (PTO), da autoria do arquitecto Jorge Mealha, foram nomeados para o European Union Prize For Contemporary Architecture – Mies Van Der Rohe Award 2015 (Prémio da União Europeia para a Arquitectura Contemporânea). Este galardão é atribuído de dois em dois anos e reconhece a produção arquitectónica de qualidade na Europa.
De acordo com o site da Fundação Mies van der Rohe (Barcelona), este prémio “chama a atenção para o importante contributo dos profissionais europeus para o desenvolvimento de novas ideias e tecnologias”.
Em edições anteriores venceram este prémio a Harpa – Reykjavik Concert Hall and Conference Centre (Islândia), Neues Museum (Alemanha), o Norwegian National Opera & Ballet (Noruega) e o Contemporary Art Museum of Castilla y León (Espanha).
Desenhados pelo arquitecto Jorge Mealha, os edifícios obidenses possuem uma área total de construção de 4000 metros quadrados, com várias estruturas de apoio, nomeadamente, escritórios, auditório, salas de reunião e de formação, espaços de colaboração, espaços de lazer e cafetaria. Houve a preocupação de maximizar a disponibilização de zonas verdes de enquadramento e de fruição.
Estes edifícios representam um investimento de 5,4 milhões de euros (comparticipados em 85% por fundos comunitários). Neste momento estão em fase de conclusão, estando já a ser utilizados por algumas empresas.

F.F.