Os quartéis de bombeiros de Alcobaça, Bombarral e Caldas da Rainha ganharam, respectivamente os primeiro, segundo e terceiro lugares do Eco-Bombeiros, um concurso que atribui prémios aos mais eficientes do ponto de vista energético. Concorreram 59 corporações.
Para calcular este indíce foram avaliados parâmetros como a iluminação, os equipamentos eléctricos e electrónicos, os elementos construtivos e a área útil. A componente comportamental também foi avaliada.
Os Bombeiros de Alcobaça receberam 2.500 euros, os do Bombarral 1.500 e os de Caldas 1.000 euros.
Além de premiar os mais eficientes, o concurso constituía também um estímulo para a poupança de energia e havia prémios para os que mais conseguissem reduzir a factura energética.
Para saber os que mais pouparam, foram realizadas auditorias energéticas nos quartéis em Outubro de 2014. Depois os resultados foram comparados com os actuais gastos e chegou-se à seguinte conclusão: os bombeiros de Arruda dos Vinhos, Pataias e Torres Vedras foram os que melhor evolução apresentaram, poupando entre 15,7% e 16,9% de energia. Por isso arrecadaram, respectivamente, 2500, 1500 e 1000 euros de prémio.
A concurso estavam 20 recompensas monetárias, dez para cada categoria. Os oestinos arrecadaram dez (cinco nos que maior poupança apresentaram e cinco nos mais eficientes). Os valores dos prémios variavam entre os 500 e os 2500 euros.
Para Peniche e São Martinho do Porto foram 500 euros por serem, respectivamente, os 8º e 9º que mais pouparam, bem como para Óbidos e Nazaré, que foram, respectivamente, 6º e 10º nos mais eficientes.
Como prémio de participação, Benedita, Cadaval, Lourinhã e Alenquer receberam 200 euros cada um e um guia de boas práticas a aplicar em quartéis.
A implementação desta iniciativa permitiu poupar cerca de 69.500 kWh/ano, o equivalente a perto de 13 mil euros. Esta medida foi lançada pela S Energia – Agência Regional de Energia do Barreiro, Moita e Montijo, e integra o Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia Eléctrica, da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.