EHTO festeja o Natal e certifica alunos

0
698
Alunos EHT Oeste diplomados_2016
A festa de Natal decorre nas instalações do pólo caldense

A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste (EHTO) realizou, na tarde de 14 de Dezembro a sua festa de Natal, num evento antecedido pela entrega de certificados a 90 alunos que terminaram os seus cursos no presente ano.

Destes, 41 (cerca de 45% do total de alunos certificados) frequentaram os cursos de técnicas de cozinha e pastelaria, serviço de restauração e bebidas, e operações turísticas e hoteleiras. Foram também entregues diplomas a 38 alunos que frequentam o curso de gestão e produção de pastelaria e 11 alunos do curso de padaria avançada, que funcionou este ano pela primeira vez e que a Gazeta das Caldas acompanhou no seu lançamento.
Apenas compareceram 40 alunos porque a maioria já se encontra a trabalhar em restaurantes, hotéis e pastelarias, ou então prosseguiram os estudos e a presente época é de grande intensidade de trabalho. De acordo com o director da escola, Daniel Pinto, já foram certificados 550 alunos nos 10 anos de existência da escola, estando 90% a trabalhar.
A EHTO conta este ano lectivo com 250 alunos, dos quais apenas 27% são das Caldas. Cerca de 56% é proveniente do distrito de Leiria, seguindo-se depois de Lisboa (15%) e Santarém (12%), mas também há jovens de Coimbra, Bragança ou Viana do Castelo. Daniel Pinto justifica esta opção pela escola com alguma formação especializada que possui, como é o caso da pastelaria, assim como a vontade de sair da sua área de residência para estudar.
Em 2017 a escola irá realizar, pela primeira vez, na primeira semana de Maio, um festival na área da pastelaria. Terão ainda continuidade os projectos pedagógicos em curso com os alunos finalistas, o “Afinidades” e “Raízes” e, em Fevereiro, abre uma nova turma de Padaria Avançada.
Também no próximo ano será realizada a IV edição do Festival de Cocktails do Oeste, as Jornadas de Empreendedorismo e o IV Encontro Ambiental das Escolas do Turismo de Portugal