
EHTO promoveu concursos organizados pelos alunos e com aposta na valorização do território
A Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste foi palco da primeira edição do concurso de pastelaria “Once Upon a Pastry”, entre 11 e 12 de janeiro, e da quinta edição do Festival de Cocktails do Oeste, decorrido no dia 12. As iniciativas contaram com o apoio de diversas marcas regionais e do município das Caldas da Rainha, mobilizando cerca de 150 pessoas, entre alunos, professores acompanhantes, parceiros, marcas e jurados. Foram colocados à prova 12 alunos no concurso de pastelaria e 27 no Festival de Cocktails do Oeste de escolas de norte a sul do país.
O Festival de Cocktails do Oeste foi organizado pelos alunos da turma finalista de Gestão de Restauração e Bebidas (GRB) (nível 5), com o apoio da chef Marisa Rosa e do chef João Dinis, no âmbito do módulo de Organização de Eventos, consistindo na elaboração de uma bebida que incluísse obrigatoriamente a maçã de Alcobaça, a pêra rocha do Oeste, a ginja de Óbidos e a água ardente da Lourinhã.
Nuno Pereira, 27 anos, de Gestão de Restauração e Bebidas (nível 5) da Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, foi o grande vencedor do concurso, com um cocktail com “vinho do Porto, aguardente da Lourinhã, um shrub de pêra, vinagre de maçã e especiarias e um xarope de canela”.
Já o concurso “Once Upon a Pastry” foi criado pelos alunos da turma finalista de Gestão e Produção de Pastelaria (GPP) (nível 5), no âmbito da disciplina de Desenvolvimento de Produtos Gastronómicos, sob a orientação do chef Bruno Marques, desafiando à conceção de uma criação de pastelaria inspirada numa obra literária, uma ideia decorrente do facto do curso ser lecionado no polo de Óbidos, vila reconhecida pela sua vertente literária.
Neste, o vencedor foi Nuno Miguel Ramalho, 17 anos, do curso de Técnico de Cozinha e Pastelaria (nível 4) da Escola Profissional de Penafirme, que apresentou uma sobremesa intitulada “A tragédia de Hamlet”.
Houve ainda tempo para um jantar preparado pelos alunos de GPP no hotel Josefa de Óbidos, no dia 11, e para diversas masterclasses promovidas pelos parceiros do Festival de Cocktails do Oeste.
“O que aqui dinamizámos foram boas ideias de valorização do território, e vamos continuar para o ano [com os concursos]”, rematou o diretor da escola, Daniel Pinto. ■