Eleições do Montepio já estão a decorrer

0
137

As eleições para os órgãos sociais do Montepio Rainha Dona Leonor já arrancaram e vão decorrer ao longo desta sexta-feira, na Expoeste. As urnas fecham às 22hh00, durante a assembleia-geral eleitoral que tem primeira convocatória para as 20h00 e que decorre no mesmo local.

Às 10h00 das manhã, hora marcada para a abertura das urnas, já cerca de 20 associados da associação mutualista faziam fila à porta da nave principal da Expoeste e outros foram chegando. Após uma longa e conturbada campanha, prolongada por três adiamentos, a afluência inicial promete um ato eleitoral participado.

Na Expoeste, os sócios têm à espera um dispositivo bem montado, para responder às exigências da situação pandémica que se vive. À entrada do pavilhão, os associados desinfetam as mãos e é-lhes medida a temperatura. Voltam a formar fila para fazer a validar a situação de sócio (só podem votar associados com as quotas regularizadas). É recolhido o boletim de voto, que é preenchido em zona reservada e que é desinfetada a cada utilização, e depositado na urna.

O processo é acompanhado por um delegado de cada uma das listas.

Além desta localização, estão colocadas mais duas urnas, no Condomínio Residencial do Montepio e no Lar e Centro de Apoio aos Idosos Dr. Ernesto Moreira, onde os utentes desses espaços podem exercer o seu direito de voto.

O espaço da Expoeste está já preparado para a realização da assembleia geral, com 100 lugares sentados disponíveis. No entanto, o espaço permite receber um número mais elevado de sócios, desde que garantindo o distanciamento social.